A Vale (VALE3) informou que deu início nesta quarta-feira (29), de forma preventiva, ao protocolo de emergência em Nível 1 da barragem 5, da Mina da Mutuca, em Nova Lima, localizada no estado de Minas Gerais. De acordo com o comunicado da mineradora, esse protocolo não requer a evacuação da população.
“Tal protocolo é uma medida preventiva e consequência da mudança de critério técnico, com nova interpretação dos parâmetros de resistência realizado por etapa adicional de avaliação das estruturas da Vale no Brasil após a implementação em janeiro deste ano da função de Engenheiro de Registro (“EoR”)”, informou a Vale.
Em 31 de março deste ano, a barragem 5 teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (DCE), ou seja, não foram identificadas anomalias quem poderiam comprometer a segurança da estrutura. No entanto, a barragem passará por uma nova inspeção e a DCE poderá ser tornar “negativa”.
“O acionamento do Nível 1 da barragem mencionada neste comunicado não impacta o plano de produção de 2020, conforme apresentado no Relatório Produção e Vendas do 2T20”, informou a Vale.
Vale: Produção de minério de ferro apresenta alta de 5,5% no 2T20
A Vale apresentou seus resultados referentes à produção de minério de ferro e às vendas no segundo trimestre deste ano. A companhia teve alta de 5,5% na produção, em relação ao mesmo período do ano passado, produzindo 67,6 milhões de toneladas de abril a junho. Mesmo com o resultado positivo, a mineradora ressaltou que sofreu com os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A Vale afirmou que sua projeção de produção para o ano de 2020 permanece a mesma. O piso da estimativa de produção de minério para este ano é de 310 milhões de toneladas e o teto é de 330 milhões de toneladas.
A companhia informou que, devido a pandemia de coronavírus, acabou tendo uma perda de produção de 9,8 milhões de toneladas entre abril e junho e 6,3 milhões de toneladas já para o segundo semestre. A produção semestral de 2020, em relação aos primeiros seis meses do ano passado, teve queda de 7,1%.
Veja Também: Vale (VALE3) constrói primeira locomotiva 100% elétrica do setor no Brasil
Em relação as vendas, a Vale informou que vendeu 54,6 milhões de toneladas no segundo trimestre deste ano. O número representa uma queda de aproximadamente 12% em comparação ao mesmo intervalo de 2019. Comparando o 2T20 com o 1T20, houve um crescimento de 5,7% em volume de vendas.