As ações da Vale (VALE3) e outras mineradoras operam em queda de 0,88% no Ibovespa desta sexta-feira (14). Contudo, um ponto fora da curva no setor são os papéis tanto da Gerdau (GGBR4) quanto da sua Metalúrgica (GOAU3), que sobem 0,46% e 1,44%, respectivamente, no pregão. O que está acontecendo?
Além da Vale, os papéis de outras mineradoras e siderúrgicas caem no Ibovespa hoje. Confira abaixo:
- CSN Mineração (CMIN3): -2,46%
- CSN (CSNA3): -7,03%
- Usiminas (USIM5): -1,57%
A queda das ações das mineradoras tem uma razão bastante conhecida pelos investidores: a cotação da commodity no mercado internacional recuou. Na Dalian Commodity Exchange (DCE), o minério de ferro fechou em baixa de 0,84%, US$ 112,14 (768,5 iuanes) a tonelada.
Mas, se a Vale e seus pares estão caindo, por que a Gerdau opera com ganhos no Ibovespa hoje? A resposta está com o Bank of America (BofA).
1T23 positivo para Gerdau e desafiador para Vale
Em relatório publicado ontem, os analistas do banco americano têm expectativas mistas para as empresas de mineração e siderurgia listadas na bolsa no primeiro trimestre de 2023 (1T23).
A Gerdau é uma das empresas que os especialistas acreditam ter destaque na temporada. Já a Vale pode enfrentar um trimestre mais difícil com volumes mais fracos e queda de preços.
“Acreditamos que os fortes resultados que ambas devem apresentar [GGBR4 e GOAU3] podem levar a revisões de ganhos para cima, pois vemos as estimativas de consenso parecendo baixas — um dos principais gatilhos que sustentam nossa classificação de compra em Gerdau entre ações de mineração e siderurgia.”
Entretanto, as mineradoras devem lutar para capturar todo o lado positivo devido aos volumes sazonalmente mais fracos. “Principalmente para a Vale, afetada por problemas climáticos mais pesados do que o normal em seu sistema Norte, bem como o deslizamento de terra que interrompeu os embarques da MRS — fato que deve elevar os custos devido à menor diluição dos custos fixos.”