Vale (VALE3): bons dividendos e fim da cautela?

O BTG Pactual divulgou sua nova carteira recomendada de ações com foco em dividendos para o mês de novembro, e entre os destaques do portfólio está a Vale (VALE3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/12/4-MAGNET-DESK-1420X240.png

A casa pondera que vem sendo cautelosa em relação à tese da empresa há vários meses, principalmente devido à deterioração do ambiente macro e a alguns fatores de risco, como Samarco, sucessão do CEO, e questões do Conselho.

“No entanto, devemos admitir que as recentes medidas de estímulo anunciadas pelos formuladores de políticas chineses superaram nossas expectativas, desencadeando um short squeeze significante no mercado”, afirmam os analistas.

Embora a casa ainda tenha dúvidas sobre o impacto de longo prazo dessas medidas, além de afirmar que as forças especulativas estarem contribuindo para a alta do preço do minério de ferro, entende que a abordagem prudente neste momento é ajustar os portfólios (cobrir posições vendidas).

No lado micro, diz o BTG, a conclusão da negociação da Samarco apontou para um resultado mais favorável do que o esperado pelo mercado, reduzindo a pressão sobre a tese.

Além disso, os analistas destacam que o desempenho operacional continua melhorando acentuadamente, com a companhia até mesmo atualizando seu guidance de produção de minério de ferro pela primeira vez em anos, além do desempenho de custos ter ficado acima das expectativas da casa.

“De modo geral, vemos alguns sinais verdes no horizonte da empresa, o que, juntamente com o posicionamento leve dos investidores, deve ser um bom sinal para o desempenho das ações no curto prazo“, diz o relatório.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Minicurso-FIIS.png

Além disso, o BTG destaca que o pacote fiscal chinês a ser anunciado neste início de novembro poderá aumentar a confiança dos investidores no ambiente macroeconômico da China.

“Consideramos que o valuation é “apenas” razoável, com a VALE3 sendo negociada a 4x o EBITDA para 2025 e Dividend yields na faixa de 6-7% para o próximo ano”, afirma.

Confira a seguir a carteira recomendada de dividendos do BTG Pactual para novembro:

EmpresaCódigoPeso
PetrobrasPETR410%
ItaúITUB410%
ValeVALE310%
EletrobrasELET610%
JBSJBSS35%
BB SeguridadeBBSE310%
Caixa SeguridadeCXSE35%
EquatorialEQTL310%
GerdauGGBR410%
CPFLCPFE35%
CopelCPLE65%
VibraVBBR35%
DirecionalDIRR35%

Entre as principais mudanças em relação ao mês anterior, o BTG Pactual retirou Porto Seguro (PSSA3) e Telefônica (VIVT3) do portfólio, dando lugar a Caixa Seguridade (CXSE3) e Vibra (VBBR3). Além disso, o peso das ações da Vale aumentou em 5%.

Por volta das 16h30 desta segunda-feira (04), a Vale (VALE3) apresentava alta de 0,89% no Ibovespa, cotada a R$ 62,60.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Guilherme Serrano

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno