Vale (VALE3) esclarece notícia sobre compra de mineradora na Bahia
Nesta segunda-feira (08), a Vale (VALE3) esclareceu uma notícia divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, que afirmava que uma ala do governo estava pressionando a empresa a comprar uma mineradora na Bahia.
Trata-se da Bamin, sediada na Bahia mas de propriedade de um grupo do Cazaquistão. Segundo o colunista, no modelo da suposta aquisição, a Vale ficaria como controladora da empresa, mas teria como sócios o BNDESPar e a Cedro, do empresário mineiro Lucas Kallas.
Jardim afirma que a área de fusões e aquisições da Vale estuda o negócio, mas que a transação ainda não havia sido levada ao conselho, que é a instância responsável por decidir a aquisição.
Em comunicado ao mercado, a empresa diz que sua potencial participação em operações de aquisição, desinvestimento ou joint venture, bem como outras oportunidades de negócio, é avaliada à luz de suas prioridades estratégicas.
“Nesse tema, a Companhia reitera que avalia oportunidades com frequência e que não há qualquer informação relevante a divulgar ao mercado como resultado dessa prospecção no momento”, informa a Vale.
Vale (VALE3) está descontada na Bolsa, avalia Suno Research
Neste ano, o Ibovespa acumula queda de quase 7%, em linha com os impactos negativos que vem sofrendo nos âmbitos macroeconômico, político e global. O cenário de baixa, contudo, pode trazer oportunidades, uma vez que muitos papéis se mostram descontados. Pensando nisso, a Suno Research separou sete ações para investir nesse contexto:
- Vamos (VAMO3)
- Simpar (SIMH3)
- Três Tentos (TTEN3)
- NeoEnergia (NEOE3)
- Vale (VALE3)
- Banco do Brasil (BBAS3)
- BB Seguridade (BBSE3)
Vale, Banco do Brasil (BBAS3) e BB Seguridade (BBSE3), explica João Daronco, CNPI e analista da Suno Research, são negociados em preços mais altos, mas possuem particularidades que os tornam atrativos.
“Banco do Brasil e BB Seguridade são dois ativos que estão melhor a cada ano, gerando cada vez mais caixa, e a precificação não tem mudado. Essas empresas distribuem grande parte do lucro, com um dividend yield bem atrativo, próximo de 10%. Então, na minha visão, no caso de um investidor que busca proventos, essas podem ser ótimas ações para investir“, diz.
No caso da Vale, o analista cita a crise imobiliária na China, que vem impactando negativamente a cotação do minério de ferro e, consequentemente, refletindo nos papéis da mineradora brasileira. No entanto, ele entende que o cenário não deve perdurar, e com a commodity voltando ao seu preço justo, a Vale tende a se beneficiar.