A Vale (VALE3) atraiu as atenções do mercado no início desta semana ao colocar fim na novela para definir o novo CEO da empresa. Gustavo Pimenta, atual vice-presidente executivo de finanças e relações com investidores, foi escolhido para suceder Eduardo Bartolomeo. Após o anúncio, os papéis da mineradora dispararam mais de 3% na sessão da última terça-feira (27) e animaram os investidores.
Apesar do bom humor em relação às ações nesta semana, os papéis da Vale acumulam uma baixa de mais de 22% no ano, em comparação com um avanço de pouco mais de 3% do Ibovespa. A variação negativa ocorre mesmo após a companhia surpreender o mercado com um lucro líquido de US$ 2,7 bilhões no segundo trimestre de 2024, indicando um ganho de 210% na comparação anual.
Além de ser uma das maiores companhias da bolsa brasileira, a mineradora também chama atenção dos investidores que buscam renda passiva por meio dos dividendos. Nos últimos 12 meses, as ações da companhia apresentaram um dividend yield acima da taxa Selic, atualmente em 10,50% ao ano.
Em meio a um ano movimentado envolvendo a empresa, será que este é o momento ideal para investir nas ações da Vale? A seguir, confira o que pensam os analistas, com base em dados coletados pela plataforma da Status Invest.
Indicadores fundamentalistas da Vale
Por meio da Status Alpha, ferramenta de inteligência artificial da Status Invest, é possível conferir informações sobre indicadores financeiros de mais de 37 mil ativos em 130 bolsas ao redor do mundo.
Além disso, com base nestes indicadores, a plataforma também disponibiliza uma nota de classificação e uma recomendação para as ações, que pode ser: “comprar”, “acima da média”, “estável”, “abaixo da média” e “vender”, em ordem de prioridade.
A análise publicada em 26 de julho para a Vale, após o balanço de resultados do segundo trimestre de 2024 da companhia, traz uma recomendação estável para a empresa. Já a pontuação dos fundamentos é de 74, em uma escala crescente de 0 a 100 (onde o maior número representa a melhor classificação).
O fluxo de caixa da mineradora foi considerado “muito bom” pela plataforma, sendo o destaque positivo dos indicadores. Já a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) aparece como “regular”, enquanto o balanço patrimonial foi apontado como um fator negativo.
Recomendações dos especialistas sobre VALE3
Além do Status Alpha, a plataforma da Status Invest disponibiliza também o Módulo Forecast, que traz um levantamento de consenso e estimativas dos principais analistas do mercado global sobre determinados ativos, com base em dados da FactSet.
Para as ações da mineradora, seis de oito analistas recomendam “compra forte”, com base em avaliações coletadas até o dia 12 de julho, enquanto os outros dois indicam “aguardar”. As demais classificações — compra, venda e venda forte — não aparecem na lista.
Já em relação ao preço-alvo para as ações da Vale, o levantamento feito pelo Módulo Forecast em 21 de agosto aponta para R$ 82,49, com base nas análises de sete analistas, o que indica um upside de 39,29% em relação à cotação atual de VALE3.