Vale (VALE3) está 36% descontada frente ao minério, diz XP
A XP Investimentos emitiu um novo relatório sobre o setor de mineração e siderurgia, e afirmou que a Vale (VALE3) está sendo negociada a um desconto considerável frente ao pereço do minério de ferro.
![Vale (VALE3) está 36% descontada frente ao minério, diz XP](https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/iStock-1456578551-800x450.jpg)
Segundo a XP, as ações da Vale estão precificando o minério de ferro a US$ 67 por tonelada, o que representa um desconto de 36% em relação ao preço à vista da commodity.
Sobre o preço do minério de ferro, a casa destaca os seguintes pontos:
- Os estoques de minério de ferro nos portos da China aumentaram 1% semana a semana, com minério brasileiro caindo 1% semana a semana e o minério australiano subindo 2% semana a semana nos portos chineses;
- Os estoques de aço longo e plano da China aumentaram semana a semana, seguindo a sazonalidade normal.
Fato é que, em uma janela de 52 semanas, as ações VALE3 acumulam uma queda de cerca de 9,50%, em linha com as preocupações constantes em relação à saúde econômica da China, especialmente no que diz respeito ao setor imobiliário do país.
No relatório, os analistas da XP aproveitaram para abordar também a recente taxação do aço anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação às importações norte-americanas.
Segundo a casa, os impactos desse movimento para Gerdau (GGBR4), CSN (CSNA3), Usiminas (USIM5) e CBA (CBAV3) são relativamente baixos.
“Em relação à Gerdau, observamos uma exposição limitada a exportações para o mercado dos EUA, além de ser diretamente beneficiada pela presença fabril que possui no país (uma vez que a redução potencial na oferta de importação poderia implicar em uma melhor posição de preços)”, diz o relatório.
Em termos relativos, a XP diz que as empresas mais negativamente impactadas poderiam ser a CSN e a CBA.
“No entanto, as exportações como percentual das receitas consolidadas são relativamente baixas (abaixo de 4%), limitando os potenciais riscos de redução das exportações para o país”, afirmam os analistas.
Por volta de 13h45 desta quarta-feira (12), a Vale operava em queda de 0,43% no Ibovespa, com as ações VALE3 cotadas a R$ 54,92.