Vale (VALE3): após desastres ambientais, ESG evoluiu?
A Vale (VALE3) realizou um webinar sobre ESG, liderado pela VP de Sustentabilidade Malu Paiva e o Diretor de Geotecnia Corporativa, Geraldo Paes, e o BTG Pactual emitiu um relatório com os destaques sobre o evento.
Após o rompimento da barragem em Brumadinho em 2019, a casa afirma que a estratégia de sustentabilidade da empresa foi reorganizada, com foco inicial em gestão de riscos, reparações e segurança.
Conforme o BTG destaca, o plano agora inclui metas sociais, redução de emissões de carbono e soluções baseadas na natureza.
A integração da sustentabilidade nas práticas da VALE3 é baseada em cinco pilares. Veja o que o BTG Pactual destaca de cada um:
- Segurança: A Vale busca ser referência em segurança, com uma queda de 61% em lesões graves desde 2019 e redução significativa em lesões registráveis. A segurança das barragens é central, com previsão de conclusão das melhorias até 2025. Dentre as 35 barragens classificadas, apenas uma permanece em nível de emergência alto, e essa deve ser neutralizada até 2025.
- Reparações: Em relação ao caso de Mariana, os desembolsos somaram R$37,8 bilhões até setembro de 2024, com expectativa de finalizar o acordo neste mês. Já no caso de Brumadinho, o Acordo de Reparação Integral, assinado em 2021, totalizou R$37,87 bilhões, dos quais 72% já foram pagos, com conclusão prevista até 2031.
- Desempenho Social: A Vale implementou avaliações de risco de direitos humanos em 100% de suas operações, garantindo salários dignos para todos os funcionários diretos. A empresa também está trabalhando para fortalecer os laços com stakeholders e apoiando comunidades indígenas em iniciativas baseadas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
- Natureza e Clima: A Vale planeja reduzir as emissões de escopo 1 e 2 em 33% até 2030, já tendo atingido 20% desse objetivo. No entanto, o maior desafio é reduzir as emissões de escopo 3 em 15% até 2035.
- Reconstrução da Confiança: A Vale busca reconstruir a confiança com seus stakeholders, melhorando governança corporativa e transparência nas metas e conquistas relacionadas à sustentabilidade.
Segundo os analistas do BTG, esse webinar reafirma o compromisso da Vale com a sustentabilidade e a necessidade contínua de avanços em várias frentes.