A Vale (VALE3) confirmou a informação de que teria contratado assessores para destravar valor no longo prazo para seus acionistas.
O posicionamento veio após serem veiculadas notícias de que a Vale estaria em negociações para vender uma participação de seus negócios de metais básicos.
O fato relevante divulgado pela Vale não cita o assunto expressamente, mas cita “notícias veiculadas hoje”.
Uma matéria do Financial Times nesta quarta-feira afirma que a Vale contratou o Goldman Sachs para estudar uma potencial transação de venda de uma fatia de sua unidade de metais básicos, cerca de 10% a 15% que poderiam somar US$ 2,5 bilhões.
No dia 29 de setembro, a Vale informou que seu conselho de administração havia aprovado a reorganização das operações de metais básicos no Brasil.
A aprovação prevê a transferência dos ativos de cobre para a Salobo Metais e a transferência dos ativos de níquel para uma nova sociedade a ser constituída pela mineradora.
No dia de hoje, a empresa afirmou ainda que nenhuma decisão foi tomada em relação a qualquer transação.
BB troca Petrobras por Vale em carteira
Os analistas do BB Investimentos tiraram a Petrobras (PETR4) de sua carteira fundamentalista, substituindo a petroleira pela mineradora.
“O peso em commodities continua em 10%, mas foi mantido por meio da troca de Petrobras por Vale. O momento de menor expectativa de alta para o petróleo deu espaço às chances da recondução de Xi Jinping ao terceiro mandato na China, deixando o ‘caminho mais livre’ para redução de políticas sociais (Covid-zero) e reaceleração do foco no crescimento econômico, o que poderia impulsionar o preço do minério e a Vale ‘por tabela'”, dizem os analistas da casa.
Com a mudança, os únicos papéis de commodities da carteira do BB são os da Vale. Também compõem a carteira os papéis da Cyrela (CYRE3), MRV (MRVE3), Cielo (CIEL3), BTG Pactual (BPAC11), Bradesco (BBDC4) Itaú (ITUB4), Cogna (COGN3), Ambev (ABEV3) e Magazine Luiza (MGLU3).
“Os papéis da Vale seguem descontados e, diante da melhora de expectativas para a demanda de minério de ferro na China, com a consequente retomada no preço do minério de ferro, entendemos que as ações da Vale devem se valorizar”, diz o BB.
Cotação da Vale
As ações da Vale subiam 2,41% às 11h (de Brasília) nesta quarta-feira, sendo negociadas a R$ 77,70. Nos últimos 5 pregões, o papel se valorizou em 14,25%.