Ícone do site Suno Notícias

Vale (VALE3) conclui obras de descaracterização da barragem Fernandinho

Vale. Foto: Bishnu Sarangi/Pixabay

Vale. Foto: Bishnu Sarangi/Pixabay

A Vale (VALE3) anunciou a conclusão da obra de descaracterização da barragem Fernandinho, que fica na Mina Abóboras, no Complexo Vargem Grande, em Nova Lima, Minas Gerais.

Além disso, a Vale finalizou a construção da estrutura de contenção à jusante (“ECJ”) que serve as barragens Forquilhas I, II, III,IV e Grupo, localizada entre os municípios de Itabirito e Ouro Preto (MG), perto da Mina Fábrica.

“A conclusão de ambas as obras reflete o avanço da Vale no compromisso com as melhores práticas na gestão de suas barragens“, diz a mineradora em comunicado divulgado nesta terça-feira (13)

Com a conclusão das obras de descaracterização, que ainda será avaliada pelos órgãos competentes, Fernandinho deixa de ter características de barragem, perdendo a função de armazenamento de rejeitos e de água.

No processo, 558 mil metros cúbicos de rejeitos foram removidos e um canal central de drenagem foi construído, com posterior revegetação e reintegração da área ao meio ambiente local.

A barragem fez parte do Programa de Descaracterização de Barragens da Vale, destinado às estruturas com alteamento a montante, método similar àquele empregado na barragem rompida em Brumadinho (MG).

“Esse é um compromisso assumido pela Vale e uma obrigação legal, para aumentar a segurança das comunidades e das operações”, afirma a empresa, destacando que desde 2019, seis estruturas a montante foram completamente descaracterizadas e reintegradas ao meio ambiente.

Veja também:

Vale começa a remover rejeitos de duas barragens de MG

A Vale anunciou na última semana que iniciaria a remoção de rejeitos das barragens B3/B4, da Mina de Mar Azul, em Nova Lima, e Sul Superior, da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, ambas localizadas no Estado de Minas Gerais.

As ações, aprovadas por um auditor técnico do Ministério Público, além de consultores externos, representam um avanço do Programa de Descaracterização da empresa, segundo a mineradora.

A Vale destaca que as descaracterizações dessas barragens, atualmente em nível 3 do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), são processos complexos.

Cotação

A ação da Vale (VALE3) encerrou o pregão de hoje em alta de 0,59%, valendo R$ 115,75. No ano, o papel da mineradora acumula uma alta de 32,36%, frente ao fechamento a R$ 87,45 ao final de dezembro de 2020.

Com informações do Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile