Na noite desta segunda-feira (26), por meio de fato relevante, a Vale (VALE3) anunciou Gustavo Pimenta como sucessor de Eduardo Bartolomeo no cargo de CEO da empresa.
Segundo a empresa, Gustavo Pimenta foi eleito pelo conselho de administração de forma unânime, “ao fim de rigoroso processo de seleção suportado por empresa de padrão internacional”.
O atual vice-presidente executivo de finanças e relações com investidores da empresa toma posse em 1° de janeiro de 2025, uma vez que o contrato de Eduardo Bartolomeo, atual CEO da Vale, se encerra em 31 de dezembro deste ano.
A companhia destaca que a escolha está em conformidade com o estatuto social da Vale, com as políticas corporativas, o regulamento interno do colegiado e legislações aplicáveis.
O novo presidente da Vale afirmou, em comunicado, que vai intensificar o diálogo com todos stakeholders”, priorizando a “segurança das pessoas, das operações e do meio ambiente”.
“Tenho certeza de que seguiremos avançando em nossa missão, com foco em geração e distribuição de valor, elevando a Vale a patamares ainda mais altos”, declarou.
Durante a novela da sucessão da Vale, o nome de Gustavo Pimenta já havia sido ventilado na imprensa. Ele era tido como principal escolha no caso da mineradora optar por alguém de dentro da própria empresa para ocupar o cargo de CEO.
Pimenta é um executivo com experiência nos setores financeiro, de energia e mineração, tendo desenvolvido uma carreira ao longo de mais de 20 anos no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Ele assumiu o cargo de vice-presidente executivo de finanças e relações com investidores da Vale em 2021, e também ficou responsável pelas áreas de suprimentos de energia e descarbonização.
O profissional é formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem mestrado em Finanças e Economia pela Fundação Getúlio Vargas. Antes de trabalhar na Vale, foi executivo da AES por 12 anos e atuou como vice-presidente da estratégia e M&A do Citigroup em Nova York.