A Vale (VALE3) recebeu da consultoria Russel Reynolds uma lista de 15 possíveis candidatos à presidência da mineradora, de acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Um desses nomes seria o de Francisco Gomes Neto, atual CEO da Embraer (EMBR3), que fez questão de reafirmar seu compromisso com a fabricante de aeronaves.
Em nota enviada ao Suno Notícias, Francisco Gomes Neto agradeceu por estar na lista, mas destacou que não tem planos de mudar de empresa neste momento.
“Agradeço a consideração do meu nome no processo de sucessão da Vale, mas, para evitar especulações, gostaria de reafirmar meu compromisso com a Embraer, que passa por um período de crescimento muito positivo e conta com um plano estratégico robusto para garantir um futuro sustentável para a companhia”, disse o CEO da Embraer.
Entenda o caso
De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, mais uma etapa da sucessão na Vale (VALE3) teve início nesta semana. Isso porque, segundo a publicação, a consultoria Russel Reynolds, contratada para auxiliar no processo, entregou ao conselho da empresa uma relação de 15 possíveis candidatos à presidência.
Como relembra o jornalista, o processo de sucessão da Vale se arrasta desde o ano passado, acumulando algumas polêmicas e divergências entre os membros do conselho. Guido Mantega, inclusive, chegou a ser ventilado para substituir Eduardo Bartolomeo, causando pânico no mercado.
Diante desses empecilhos, a empresa contratou a Russel Reynolds para auxiliar na escolha do próximo CEO da Vale. E de acordo com Lauro Jardim, a lista entregue pela consultoria conta com os seguintes nomes:
- Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer (EMBR3)
- Gustavo Werneck, CEO da Gerdau (GGBR4)
- Carlos Piani, CEO da Equatorial (EQTL3)
- Cristiano Teixeira, CEO da Klabin (KLBN11)
- Maurício Bhar, CEO da Engie (EGIE3)
- Antonio Maciel Neto, CEO da Caoa
- Pedro Parente, ex-presidente da Petrobras (PETR4)
- Pablo Di Si, presidente da Volkswagen nos Estados Unidos
- Ruben Marcos Fernandes, executivo da mineradora Anglo American
- Marcelo Bastos, executivo da mineradora BHP e ex-Vale