De acordo com o blog do jornalista Vitor Irajá, da CNN, a Vale (VALE3) já decidiu quem será o seu próximo CEO e deve anunciar o nome em setembro.
Segundo a publicação, a escolha do novo presidente da Vale foi feita a partir da lista de 15 nomes entregue pela consultoria Russel Reynolds.
A CNN ainda afirma que conversou com um alto executivo da empresa, que destacou a importância de uma boa relação entre o CEO da Vale e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Isso porque, ainda que o governo não possa indicar o nome, é provável que o conselho da administração da empresa, que por sua vez é formado por nomes indicados pela Previ, o fundo de previdência do Banco do Brasil (BBAS3), queira validar a escolha, diz a publicação.
Ainda assim, as fontes ouvidas pela emissora garantem que o nome do sucessor de Eduardo Bartolomeu no comando da mineradora vai agradar o mercado e não será alguém diretamente ligado ao governo.
Relembre a novela da sucessão na Vale (VALE3)
O processo de sucessão da Vale se arrasta desde o ano passado, acumulando algumas polêmicas e divergências entre os membros do conselho. Guido Mantega, inclusive, chegou a ser ventilado para substituir Eduardo Bartolomeo, causando pânico no mercado.
Em julho, a consultoria Russel Reynolds, contratada para auxiliar no processo, entregou ao conselho da empresa uma relação de 15 possíveis candidatos à presidência.
Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer (EMBR3), está na relação, mas em nota ao Suno Notícias, reafirmou o seu compromisso com a fabricante de aeronaves.
Confira os outros nomes da lista:
- Gustavo Werneck, CEO da Gerdau (GGBR4)
- Carlos Piani, CEO da Equatorial (EQTL3)
- Cristiano Teixeira, CEO da Klabin (KLBN11)
- Maurício Bhar, CEO da Engie (EGIE3)
- Antonio Maciel Neto, CEO da Caoa
- Pedro Parente, ex-presidente da Petrobras (PETR4)
- Pablo Di Si, presidente da Volkswagen nos Estados Unidos
- Ruben Marcos Fernandes, executivo da mineradora Anglo American
- Marcelo Bastos, executivo da mineradora BHP e ex-Vale