A Vale (VALE3) se manifestou a respeito de uma entrevista dada por Marcelo Gasparino, representante dos acionistas minoritários da mineradora, ao jornal O Globo, na qual a empresa é mencionada.
Na entrevista, Marcelo Gasparino é questionado sobre uma afirmação dada por José Luciano Penido, ex-conselheiro da Vale, sugerindo que ele estava saindo por causa de uma “evidente e nefasta influência política”. Penido apresentou sua renúncia ao cargo no último dia 11 de março.
“O que ele fez, no meu ponto de vista, foi tentar dar uma satisfação para um público que não sei qual é, mas fez acusações muito fortes e que vão ter que ser apuradas”, disse o representante dos acionistas minoritários à coluna da jornalista Malu Gaspar.
Em comunicado, a Vale esclareceu que há uma apuração em curso para elucidar as afirmações de Penido.
“Essa apuração é conduzida pelo chief compliance officer da companhia e sua existência é de conhecimento do conselho de administração da Vale. Uma vez concluídos os trabalhos de apuração previsto, a Vale divulgará resultados materiais de forma transparente ao mercado”, informou a mineradora.
Vale (VALE3) diz que acompanha acúmulo de material sedimentado em barragem; confira
A Vale comunicou ao mercado na última sexta-feira (5) que um acúmulo de material sedimentado na saída do dispositivo de drenagem da barragem Forquilha III, em Ouro Preto (MG), foi detectado no último dia 15 de março, mas que acompanha de perto a situação do local.
A mineradora afirmou que “prontamente, comunicou a situação aos órgãos competentes e, em conjunto com a Agência Nacional de Mineração (ANM) e com a empresa de auditoria técnica independente que acompanha a estrutura e as obras de descaracterização, desenvolveu um plano de ação e vem acompanhando a situação minuciosamente. Todos os instrumentos instalados para monitoramento da estrutura não acusaram alteração nas suas condições”.
A companhia lembrou que a barragem Forquilha III é parte de seu programa de descaracterização de barragens e que desde 2019, quando houve acionamento de protocolo de emergência, não há a presença de pessoas e animais de criação no entorno.
Por fim, a Vale informou que prioriza a segurança de suas barragens, operações, empregados e comunidades, com uma atuação transparente. “A companhia continuará acompanhando de forma diligente o desempenho de segurança da barragem Forquilha III e seguirá com ações para estabelecer níveis satisfatórios de segurança e estabilidade à estrutura até que sua descaracterização seja finalizada”.