Após acidentes, Vale (VALE3) aposenta navios petroleiros convertidos

A Vale (VALE3) anunciou nesta segunda (14), em comunicado ao mercado, que concluiu ontem, na China, sua última entrega de carga transportada em navios convertidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/10/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Os navios convertidos, até então usados pela mineradora, são antigos petroleiros (VLCCs) adaptados para transportar minério de ferro (VLOCs).

A decisão vem em meio a mudanças da companhia na sua gestão de risco, iniciada em janeiro de 2020, e, com isso, a Vale apelou para rescisão antecipada e por alterações em contratos relevantes ao aluguel dessas embarcações.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Ainda em comunicado, a mineradora afirmou que presará pela sua competitividade de frete através de contatos mais longos e com o uso de embarcações mais eficientes e modernas, como o Valemax e o Guaibamax.

A companhia já havia informado, anteriormente, que pretendia derrubar os custos de frete à medida em que o volume transportado por estas frotas, que têm custos de transporte cerca de 30% menor, aumentasse.

Vale já havia cancelado afretamento de VLOCs por conta de acidentes

Em abril de 2020, a Vale cancelou o afretamento de 25 petroleiros adaptados após um acidente envolvendo um deles.

Em fevereiro deste ano, o Stellar Banner, navio convertido construído em 2016 da sul-coreana Polaris Shipping, usado para transportar produtos da Vale, sofreu avaria e encalhou carregado com 295 mil toneladas de minério, após deixar o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/10/1420x240-Banner-Home-1-3.png

O navio ficou mais de três meses encalhado e, posteriormente, a marinha brasileira realizou uma operação para retirar o minério da Vale transportado nele e afundá-lo.

Em 2017, uma embarcação do mesmo tipo e da mesma empresa coreana naufragou no meio do Atlântico, em um acidente que deixou 22 desaparecidos após sair do Terminal Marítimo da Ilha de Guaíba, com destino à China, também carregado com 260 mil toneladas de minério de ferro da mineradora brasileira.

A Vale não foi responsabilizada pelos acidentes, cabendo à empresa sul-coreana, Polaris Shipping, responder por eles.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno