A Vale (VALE3) anunciou em fato relevante nesta quinta-feira (17) que fornecerá o equivalente a 25 mil toneladas de sulfato de níquel por ano para baterias de veículos elétricos em Bécancour, Québec, no Canadá.
O acordo da Vale com a General Motors (GMCO34) garantirá à fabricante de automóveis um suprimento de sulfato de níquel de um parceiro de livre comércio dos Estados Unidos para atender as necessidades crescentes de produção de veículos elétricos na América do Norte.
Dessa forma, a substância será destinada para uso nos cátodos das baterias Ultium da GM, que devem alimentar um amplo portfólio de veículos elétricos. A quantidade de níquel contida é o suficiente para produzir cerca de 350 mil automóveis por ano.
A conclusão do estudo de pré-viabilidade e da planta de sulfato de níquel foi feita em junho deste ano, conforme publicou a companhia em comunicado ao mercado, na ocasião.
Ainda de acordo com a Vale, as entregas para a GM estão previstas para começar no segundo semestre do ano de 2026.
“O projeto de sulfato de níquel proposto utilizará níquel de alta pureza e baixo teor de carbono de nossas refinarias canadenses e é uma extensão natural para nossos negócios, oferecendo vendas diversificadas com entrada rápida e ponto de ancoragem no mercado norte-americano de veículos elétricos. Esperamos continuar trabalhando com os governos do Canadá e Quebec neste projeto estratégico de minerais críticos”, disse a Vice-Presidente Executiva de Metais Básicos da Vale, Deshnee Naidoo, em comunicado.
Além disso, a mineradora e a GM afirmaram concordar em estudar formas colaborativas de parceria no desenvolvimento de tecnologia avançada e caminhos de comercialização para recuperar metais reciclados.
“Esta iniciativa destaca a posição estratégica ímpar da Vale para ser o fornecedor de escolha para a indústria de veículos elétricos, alavancando sua baixa pegada de carbono e posição de liderança de mercado como o maior produtor de níquel refinado da América do Norte”, destacou Naidoo.