Em comunicado ao mercado publicado na manhã desta segunda-feira (17), a Vale (VALE3) informou sobre um incêndio ocorrido em uma das correias transportadoras da planta de processamento de Salobo 3, no Pará.
Segundo a mineradora, o incêndio foi contido sem vítimas e sem impacto ambiental material. A causa do incidente ainda estão sendo apuradas.
A Vale informou ainda que está avaliando os impactos do incêndio, bem como as medidas necessárias para o restabelecimento dos processos operacionais que foram afetados em Salobo 3.
De acordo com a empresa, não houve impacto nas operações das usinas de Salobo 1 e Salobo 2.
Vale (VALE3): CEO faz estimativa para vendas de minério de ferro e destaca transição energética
Na última quinta-feira (13), o CEO da Vale (VALE3), Eduardo Bartolomeo, disse que as vendas de minério de ferro e aglomerados da companhia para o Oriente Médio já atingiram 27 milhões de toneladas e podem chegar a 67 milhões.
Durante evento realizado no Rio de Janeiro, Eduardo Bartolomeo destacou a importância da transição energética da Vale e os negócios com metais críticos. Além disso, mencionou a competitividade do Brasil e do Oriente Médio na substituição dos combustíveis fósseis.
O CEO da Vale ressaltou também que os Estados Unidos possuem gás natural competitivo na produção de hidrogênio, mas que o Brasil está bem posicionado por conta de sua matriz elétrica superior.
Em relação à China, o presidente da Vale falou sobre o crescimento contínuo das manufaturas e da manutenção da alta demanda por minério de ferro, com a produção de um bilhão de toneladas por parte das siderúrgicas chinesas.
Bartolomeu também citou os esforços da Vale para encontrar energia competitiva no Brasil, nos Estados Unidos e no Oriente Médio, a fim de fornece-la aos megahubs que vão apoiar a descarbonização das siderúrgicas.
Por fim, em relação aos minerais básicos, ele também disse que a Vale pretende triplicar a produção de cobre sem a necessidade de fusões.