Vale troca presidente do conselho e José Maurício Coelho assume cargo
A Vale decidiu trocar o presidente do seu conselho administrativo. Dessa forma, quem assume o cargo a partir de agora é José Maurício Pereira Coelho. Em comunicado, a mineradora informou que Gueitiro Matsuo deixou o posto na última sexta-feira (3).
No final de abril, os acionistas da Vale definiram a nova formação do conselho administrativo. A substituição do presidente, vem logo após essa mudança entre os membros.
O novo presidente do conselho administrativo da Vale é também presidente da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil. José Maurício Pereira Coelho foi diretor do BB por diversas vezes desde 2009.
Saiba Mais: Eduardo Bartolomeo é confirmado como novo diretor-presidente da Vale
Mudanças na Vale
No mesmo sentido, as alterações foram adiante. No dia 29 do último mês, a mineradora também trocou o seu diretor presidente. Eduardo Bartolomeu assumiu no lugar de Fabio Schvartsman. No entanto, essa troca só ocorreu por uma recomendação de uma força-tarefa do ministério público.
Saiba Mais: Brumadinho: familiares de vítimas pedem R$ 40 milhões à Vale
O órgão investiga o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), que ocorreu em 25 de janeiro. A tragédia deixou dezenas de mortos, desaparecidos e desabrigados no município mineiro. Por isso, a mineradora perdeu muito em valor de mercado e viu suas ações despencarem.
Bartolomeu já ocupou diversos cargos como executivo na mineradora. Entre 2016 e 2017, foi membro do conselho de administração do comitê financeiro e do comitê de governança, conformidade e risco da empresa.
Saiba Mais: Vale: MP pede indenização de R$ 300 mil para atingidos em Barão de Cocais
Além disso, o executivo trabalhou na Ambev entre 1994 e 2003 em cargos executivos, finalizando seu ciclo como diretor de operações.
O novo diretor-presidente da Vale chegou a ser cogitado para assumir o comando da companhia em 2017, quando substituiria Murilo Ferreira. No entanto, Schvartsman foi o escolhido.