Ícone do site Suno Notícias

Vale (VALE3) é liberada para operar na Barragem Torto de Brucutu, em MG; ações sobem mais de 3%

A mineradora Vale S.A. (VALE3) recebeu o aval de operações na barragem Torto, Brucutu (MG)

A mineradora Vale S.A. (VALE3) recebeu o aval de operações na barragem Torto, Brucutu (MG) - Foto: Reprodução/ Vale

A Vale S.A. (VALE3) recebeu a aprovação da Licença de Operação na Barragem Torto pelo Conselho Estadual de Política Ambiental da Semad de Minas Gerais. A mineradora informou sobre a liberação nesta segunda-feira (3), em informe à Comunicação de Valores Mobiliários (CVM).

A barragem Torto fica localizada no complexo de Brucutu, em Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo é uma estrutura autenticada com a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) desde junho de 2022.

Os planos da Vale para o terreno é de depositar rejeitos provenientes da usina de Brucutu, contando com sua planta de filtragem, para o processamento da maior parte do rejeito gerado. É possível ainda fazer o empilhamento em estado sólido, além de efetivar a produção de areia como coproduto, reduzindo-se, portanto, a dependência de barragens.

“O início gradual das operações da Barragem Torto permite a melhora substancial da qualidade média
do portfólio de produtos da Vale e maior produção de aglomerados, como pelotas e briquetes de
minério de ferro, através da substituição da produtos de alta sílica por produtos de alta qualidade,
como o pellet feed”, informou o comunicado assinado pelo Vice-Presidente Executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale, Gustavo Duarte Pimenta.

Com um mix de produtos aprimorado, a mineradora deve conseguir um valor mais alto sobre os preços com uma curadoria maior. Consequentemente, espera-se que isso reflita nos resultados da companhia mais para frente.

A expectativa da Vale é de conseguir alavancar sua produção de aglomerados de minério de ferro para 36 a 40 milhões de toneladas em 2023. Para 2026, a previsão é de bater as 50 a 55 milhões de toneladas.

Por volta das 15h30, em Brasília, os papéis da Vale (VALE3) subiam 3,18%, com o tíquete de R$ 66,26 por ação negociado no Ibovespa.

Cotação VALE3

Gráfico gerado em: 03/07/2023
1 Dia

Sair da versão mobile