Vale informa aumento de participação do acionista Capital World Investor

A Vale (VALE3) informou que o acionista Capital World Investors (CWI), divisão independente de investimentos da Capital Research and Management Company, aumentou sua participação acionária na empresa. A CWI detinha 259.183.389 ações ordinárias da empresa, correspondentes a 4,9% do total, e passou a deter 265.956.781 ações ON, o que equivale a 5,03%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop.png

A Capital Research and Management Company, sediada nos Estados Unidos, é uma holding de sociedades administradoras de investimento no exterior. Além desta participação, a Capital Research Global Investors e a Capital International Investors, divisões independentes de investimentos da Capital Research and Management Company, administram, respectivamente, 167.113.745 ações ON e 159.180.640 ações ON de emissão da Vale, correspondentes a 3,16% e 3,01% dessa espécie de ação.

Composição da Vale em destaque

A composição acionária deve ser um assunto relevante na semana que vem. Na segunda-feira (9), vai expirar o acordo de acionistas vigente desde 2017.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

Com isso, a mineradora vai se transformar em uma corporação sem grupo de controle acionário definido. Em outras palavras, a empresa terá seu controle disperso entre diferentes investidores, sendo que qualquer acionista não poderá atingir uma participação igual ou maior que 25%.

Se isso ocorrer, o acionista em questão terá que fazer uma oferta pública de ações (OPA) para todos os investidores da mineradora. Atualmente, existem algumas empresas “sem dono” na B3, como Embraer (EMBR3), Hering (HGTX) e Lojas Renner (LREN3).

De acordo com o jornal O Globo, a partir desta segunda-feira, a Vale terá 20,26% de seu capital liberados para serem vendidos. Esta fatia é detida atualmente pelos investidores vinculados ao acordo de acionistas que vai expirar. A participação equivale cerca de R$ 67 bilhões.

Esses papéis da Vale estão atualmente nas mãos da Litel/Litela (que agrupa os fundos de pensão como Previ, Funcef, Petros e Vivest), além de Bradespar, Mitsui&Co e o BNDESPar, de acordo com o jornal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop-2.png

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno