A Vale (VALE3) iniciou hoje, de forma preventiva, o protocolo de emergência em Nível 2 da barragem Norte/Laranjeiras, da mina de Brucutu, no Município de Barão de Cocais, Minas Gerais.
Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), será iniciada, nos próximos dias, a remoção de moradores da Zona de Autossalvamento referente à estrutura, estimados em 34 pessoas. Além da Vale, atuam na operação a Defesa Civil municipal e estadual de Minas Gerais e demais autoridades competentes, segundo a mineradora.
A remoção será feita de forma programada , conduzida pela Defesa Civil, com o acolhimento das famílias pela Vale. A companhia disse que prestará toda a assistência necessária às famílias até que a situação seja normalizada.
No documento, a Vale informou que adotou a medida “em linha com o acompanhamento das condições de segurança de suas estruturas e mantém campanha de investigação geotécnica com o objetivo de definir as ações para o contínuo aprimoramento destas”.
Barragem da Vale não faz parte do plano de produção de minério
De acordo com a Vale, a elevação do nível de emergência reflete uma “abordagem conservadora da companhia”, embora não tenham sido observadas alterações relevantes quanto aos fatores de segurança da estrutura.
A Vale informou que a barragem Norte/Laranjeiras não recebe rejeitos e, portanto, não faz parte do plano de produção de minério de ferro desde dezembro de 2019.