Ícone do site Suno Notícias

Vale: Deslocamento do talude norte da mina de Gongo Soco diminui

vale

Vale: Deslocamento do talude norte da mina de Gongo Soco diminui

A movimentação do talude norte da Mina de Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais, diminuiu na última segunda-feira (3), segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM).

De acordo com a Agência, no dia anterior a movimentação da estrutura da Vale foi de 41,7 cm, um pouco menor que o deslocamento registrado no final de semana, que foi de 42 cm à 44 cm. A ANM ainda informou que esse deslocamento não muda o estado de alerta sobre o risco quebra do talude.

Movimentação do talude

No último mês, a Vale alertou sobre o risco máximo na Cava de Gongo Soco dizendo que a estrutura da mina podia se romper entre os dias 19 e 25 de maio. No entanto, o talude se manteve envolvendo o minério e passou da estimativa da empresa. Agora, a estrutura pode se romper a qualquer momento.

De acordo com a ANM, o talude norte da mina se movimentava cerca de 10 centímetros por ano. No entanto, no final de abril a estrutura passou a se movimentar 5 cm por dia e foi aumentando no decorrer dos dias passando a se movimentar 15,5 cm por dia.

Saiba mais: Vale: movimentação de talude de mina passa de 33,4 cm para 42,4 cm por dia

No sábado (25), o talude chegou a se deslocar 19 cm e no último final de semana a estrutura do talude norte da mina de Gongo Soco passou a se movimentar entre 42 cm e 44 cm. No entanto, a movimentação acabou sendo reduzida na última segunda, ficando em 41,7 cm, mas a redução não diminui os riscos de rompimento.

Queda de parte do talude

Uma parte do talude se soltou da estrutura na última sexta-feira (31). No entanto, o bloco de cerca de 600 m² deslizou até o fundo da cava, onde ficou acomodado.

Saiba mais: Blocos do talude da Mina de Gongo Soco da Vale se desprendem

De acordo com a Vale, a parte do talude que se desprendeu não afetou a Barragem Sul Superior, que está localizada a 1,5 km.

Sair da versão mobile