Vacina: UE fecha acordo de distribuição com Johnson & Johnson
A Comissão Europeia fechou um acordo de distribuição com a Johnson & Johnson, nessa quinta-feira (8), referente ao fornecimento da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), que está sendo desenvolvida pela companhia, para até 400 milhões de pessoas. As informações são da ‘Reuters’.
Com o acordo, os 27 Estados da União Europeia terão direito a adquirir até 400 milhões de doses da potencial vacina. Contudo, para isso, a agência reguladora de remédios da UE precisa confirmar a segurança e a eficiência do imunizante.
Além disso, o bloco já realizou um pagamento inicial à companhia pelas vacinas, mas o valor não foi divulgado.
Através de comunicado, a comissão salientou que “o contrato permite aos Estados-membros comprar vacinas para 200 milhões de pessoas. Eles também terão a possibilidade de comprar vacinas para outras 200 milhões de pessoas”.
Entretanto, esse não é o primeiro acordo de compra antecipada fechado pela União Europeia com fabricantes de vacinas de coronavírus, uma vez que já foram fechados acordos com as companhias AstraZeneca e Sanofi.
Vacina da Johnson & Johnson apresenta anticorpos em 98% dos voluntários
A Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, recentemente que os estudos preliminares da sua vacina contra o novo coronavírus induziram respostas imunológicas. Segundo a companhia, com apenas uma única dose, foi identificado anticorpos em 98% dos voluntários testados.
“Os dados apontam a indução de resposta de anticorpos neutralizantes em quase todos os participantes com 18 anos ou mais e foi bem tolerada. O desenvolvimento de anticorpos detectáveis foi observado em 99% entre 18 a 55 anos. Além disso, 98% dos participantes apresentaram anticorpos neutralizantes 29 dias após a vacina”, informou a Johnson & Johnson.
Com base nos resultados positivos, a Janssen dará continuidade aos ensaios clínicos de fase 3 da vacina em 60 mil voluntários em todo o mundo. No Brasil, os estudos serão realizados em sete mil pessoas de 18 a 60 anos.