O presidente americano Donald Trump afirmou nesta sexta-feira (18) que a vacina da companhia de biotecnologia americana Moderna (NASDAQ: MRNA) contra covid-19 foi aprovada pela Food and Drugs Administration (FDA), órgão regulador responsável pelos fármacos nos Estados Unidos.
Além disso, Donald Trump disse que a distribuição da vacina começará imediatamente. Atualmente, o país já está aplicando imunizantes em seus cidadãos utilizando o composto da Pfizer (NYSE: PFE). A FDA, entretanto, ainda não se manifestou.
Moderna vaccine overwhelmingly approved. Distribution to start immediately.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 18, 2020
Ontem, um comitê consultivo da FDA havia recomendado à agência a aprovação da vacina da Moderna para o uso emergencial contra a covid-19. Foram, ao total, 20 conselheiros a favor da aceitação e uma abstenção. O imunizante, segundo dados da empresa, possui 94% de eficácia.
Segundo a CNBC, alguns membros do conselho, entretanto, afirmaram que endosso era para o uso emergencial e não para a aprovação total do antígeno, afirmando que ainda é necessário revisar dados.
A Moderna apresentou apenas dois meses de acompanhamento dos voluntários, sendo que a agência requer, geralmente, mais de seis meses.
A Moderna, no começo do mês, afirmou estar apta para disponibilizar de 100 a 125 milhões de doses do seu imunizante no primeiro trimestre de 2021.
Na terça, FDA afirmou que vacina da Moderna é “altamente eficaz”
Segundo matéria do The Wall Street Journal de terça-feira, a FDA revisou um estudo clínico que contou com 30 mil pessoas utilizando o imunizante da Moderna e confirmou os resultados preliminares.
Além disso, a FDA avaliou que o produto não gerou reações graves específicas em quem a recebeu, apesar de terem sido registrados alguns efeitos colaterais.
Na terça, o The Wall Street Journal afirmou que a vacina da Moderna poderia ser aprovada nesta sexta-feira com suas doses sendo distribuidas já no final de semana para que na próxima as aplicações sejam iniciadas.
Apesar do anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos, as ações da Moderna no pré-mercado da Nasdaq caem cerca de 1%. Ontem, porém, foi registrada forte alta de quase 6%.
Notícias Relacionadas