Vaca magra substitui Touro de Ouro na porta da B3 (B3SA3)
A Bolsa de Valores de São Paulo, a B3 (B3SA3) acordou hoje com uma nova escultura na porta: a representação de uma vaca magra e carcomida, que é parte de um protesto contra o avanço da fome no País.
A Vaca Magra é da artista plástica cearense Márcia Pinheiro, que há dez anos faz esculturas de ruminantes desnutridas para chamar à atenção para as consequências da seca no Nordeste brasileiro.
A escultura feita na cor amarelo lembra a de um outro bovino muito parecido. No mês passado, o economista Pablo Spyer e o artista plástico Rafael Brancatelli haviam inaugurado o Touro de Ouro, estátua de metal e fibra de vidro inspirada na obra de Wall Street.
À época, a escultura do boi dourado causou polêmica e foi retirada do local no último dia 23. Segundo a Prefeitura de São Paulo, o Touro de Ouro infringe a Lei Cidade Limpa. Para a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), tratava-se de peça publicitária, uma vez que Spyer usa o bordão em sua empresa de educação financeira.
Vaca magra e touro gordo
Já no primeiro dia de inauguração, o Touro de Ouro foi alvo de protestos. Manifestantes pixaram a escultura com dizeres “Taxar os ricos” e colaram cartazes escritos “Fome”, por considerarem que o País passa um período de “vacas magras”.
Uma ONG, a SP Invisível, de apoio a moradores em situação de rua serviu um churrasquinho aos pedestres da região.
Nas redes sociais, choveram críticas à iniciativa que desagradou parte dos internautas. Para Spyer, no entanto, a iniciativa era uma forma de atrair a curiosidade das pessoas para os investimentos em renda variável.
Hoje, o Touro de Ouro não tem casa certa. Foi retirado do local e aguarda transferência para morada a ser definida.
Sobre a vaca, a Prefeitura de São Paulo informou ao SUNO Notícias, em nota, que, “tão logo tiveram conhecimento da ação, uma equipe de fiscalização da Subprefeitura Sé foi ao local para realizar a retirada da escultura, uma vez que não havia pedido de autorização”.
“No entanto, o objeto, que foi instalado na manhã desta quinta-feira (09), já havia sido retirado”, completou o texto sobre o paradeiro da Vaca Magra.