As ações da Usiminas (USIM5) fecharam em queda no Ibovespa hoje desta terça (30). Contudo, na visão dos analistas da Genial Investimentos, essa é uma das empresas que podem ser beneficiadas pelo programa do governo de incentivo aos carros populares.
No Ibovespa hoje, os papéis recuaram 2,88%, aos R$ 7,07.
De acordo com o mapeamento do Status Invest, nos últimos doze meses, as ações da Usiminas recuaram 31,9%. Confira o gráfico:
Cotação USIM5
Como volta do carro popular ajuda Usiminas?
Na visão dos analistas da Genial Ygor Batista, Igor Guedes, Renan Rossi e Bernardo Noel, a Usiminas deve se beneficiar pelo leve aumento da demanda que a redução de impostos trará para o mercado automobilístico.
“No último trimestre, a companhia anunciou um desconto nos preços do aço para o segmento automotivo em cerca de 10% a partir de janeiro para ~20% dos seus contratos e mais -12% em abril. Em um cenário macro desfavorável, com uma taxa de juros de mais de dois dígitos, preços dos carros novos em patamares muito elevados e pouca disponibilidade de semicondutores, o fraco apetite do mercado por veículos atinge a produção das montadoras, que acaba refletindo diretamente o consumo de aço, e assim as vendas da Usiminas”, exemplificam os profissionais.
Na visão dos analistas da Genial, mesmo que a movimentação do governo seja positiva, provavelmente a Usiminas “sofrerá impactos no volume, principalmente por causa de contratos reajustados de maneira mais ampla apenas no primeiro semestre de 2024”.
Além disso, o benefício fiscal possui uma latência de alguns meses para ter um efeito significativo na companhia, acontecendo essencialmente após uma recuperação de confiança no mercado automotivo por parte das montadoras ao sentirem mais apetite dos consumidores.
“Enxergamos agora um cenário menos pessimista, ou seja, a notícia [dos carros populares] é positiva, ainda que o efeito seja pequeno frente a outros desafios que a Usiminas tem pela frente, como reforma no Alto-forno 3. Acreditamos que as vendas devam subir, porém de maneira lenta, e a política de preços para 2023 pode ser menos agressiva do que estávamos cogitando após o resultado do 1T23. Esperamos uma recomposição dos estoques de aço, que seguem em níveis baixos por conta de uma visão conservadora para a demanda do setor durante o ano antes do anúncio”, destacam os profissionais.
A Genial trabalha com recomendação de “manter” nas ações da Usiminas, com o preço-alvo de R$ 8,10.
Notícias Relacionadas