Ícone do site Suno Notícias

Usiminas (USIM5): analistas veem 2023 com incertezas e custos pressionados

Usiminas (USIM5)

Sede da Usiminas (USIM5). Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (25), a Usiminas (USIM5) fez sua reunião pública anual, Depois do encontro, a XP Investimentos atualizou as estimativas para a companhia e manteve sua recomendação “neutra” no ativo.

Os analistas veem a Usiminas em um momento operacional desfavorável. O preço-alvo da XP para as ações da Usiminas é R$ 15,50.

Nos próximos meses, devem ser pressionados custos, capital de giro e geração de caixa, diz a casa, acrescentando que existem incertezas para 2023.

A XP acredita que os investidores aguardarão melhor visibilidade de quando esse processo terminar para ganhar confiança e aumentar a exposição.

Após o evento, apresentado pelo CFO Thiago Rodrigues e pelo gerente de Relações com Investidores Leonardo Karam, a XP destacou:

No 4T22, Usiminas está esperando custos estáveis, mas não vê nenhum evento importante que possa impactar os números no trimestre.

“Além disso, a empresa lembrou que maior capital de giro é esperado devido ao acúmulo de estoque para a reforma do Forno 3, que deve atingir 700 kt [quilotons] de chapas grossas no início da construção”, descreveu a XP.

No 3T22, a Usiminas aumentou 80 kt de estoques normalizados, esperando atingir 50% do acúmulo total de estoque no 4T22 e os 50% restantes no 1T23.

A Usiminas também espera demanda estável no mercado doméstico para 2023.

Entretanto, a falta de visibilidade da política econômica para o novo governo e o potencial impacto nas taxas de juros, câmbio e inflação serão fundamentais para o setor siderúrgico nos próximos anos.

Cotação de Usiminas

As ações da Usiminas fecharam a sexta-feira (25) em queda de 2,44%, cotadas a R$ 7,61.

Sair da versão mobile