Usiminas (USIM5): analistas veem 2023 com incertezas e custos pressionados

Nesta sexta-feira (25), a Usiminas (USIM5) fez sua reunião pública anual, Depois do encontro, a XP Investimentos atualizou as estimativas para a companhia e manteve sua recomendação “neutra” no ativo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Os analistas veem a Usiminas em um momento operacional desfavorável. O preço-alvo da XP para as ações da Usiminas é R$ 15,50.

Nos próximos meses, devem ser pressionados custos, capital de giro e geração de caixa, diz a casa, acrescentando que existem incertezas para 2023.

A XP acredita que os investidores aguardarão melhor visibilidade de quando esse processo terminar para ganhar confiança e aumentar a exposição.

Após o evento, apresentado pelo CFO Thiago Rodrigues e pelo gerente de Relações com Investidores Leonardo Karam, a XP destacou:

  • a Usiminas está atualmente focada na reforma do Forno 3 e no reparo das Coquerias, a fim de melhorar o desempenho operacional que pode se materializar no 2S23;
  • há incertezas devido à falta de visibilidade do cenário político no mercado doméstico.
  • Há ainda risco global de recessão
  • a flexibilização da política “Zero-Covid” na China pode impulsionar a demanda e os preços do aço no próximo ano;
  • novos projetos também estão sendo discutidos, mas os investidores não devem esperar grandes mudanças de alocação de capital no curto prazo.

No 4T22, Usiminas está esperando custos estáveis, mas não vê nenhum evento importante que possa impactar os números no trimestre.

“Além disso, a empresa lembrou que maior capital de giro é esperado devido ao acúmulo de estoque para a reforma do Forno 3, que deve atingir 700 kt [quilotons] de chapas grossas no início da construção”, descreveu a XP.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

No 3T22, a Usiminas aumentou 80 kt de estoques normalizados, esperando atingir 50% do acúmulo total de estoque no 4T22 e os 50% restantes no 1T23.

A Usiminas também espera demanda estável no mercado doméstico para 2023.

Entretanto, a falta de visibilidade da política econômica para o novo governo e o potencial impacto nas taxas de juros, câmbio e inflação serão fundamentais para o setor siderúrgico nos próximos anos.

Cotação de Usiminas

As ações da Usiminas fecharam a sexta-feira (25) em queda de 2,44%, cotadas a R$ 7,61.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Fundos-Imobiliarios-Desktop-1.jpg

Ana Clara Macedo

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno