De acordo com informações publicadas pelo jornal “Valor Econômico”, nesta quinta-feira (23), o Uol vendeu sua operação de centros de dados, chamada UD Tecnologia. O fundo americano de investimento Digital Colony adquiriu o negócio por mais de R$ 1,5 bilhão, segundo informações de executivos próximos ao assunto.
O fundo Digital Colony comprou a operação brasileira de torres de celulares do Pátria, chamada Highline, ao final do ano passado. Com isso, a aquisição do negócio que pertencia ao Uol passou a ser o segundo investimento do fundo no Brasil.
Um dos objetivos da Digital Colony com a nova aquisição é reforçar a infraestrutura digital, já que a demanda deve crescer por conta do cenário atual desencadeado pela pandemia de coronavírus.
Em entrevista ao “Valor Econômico”, o diretor geral do fundo americano, Jon Mauck, afirmou que quer fazer parte, de forma significativa, do mercado multibilionário de infraestrutura digital da América Latina.
Como surgiu a UD Tecnologia
A operação de centros de dados do Uol, denominada UD Tecnologia, surgiu a partir da divisão do Uol Diveo em duas empresas ao final de 2019. A Compasso Uol, que atua com software e serviços de tecnologia, e a UD, de infraestrutura, formaram a UD Tecnologia. A empresa possui aproximadamente 2,2 mil clientes, 60 funcionários e dois centros de dados.
A UD passará a se chamar Scala, a partir dessa nova aquisição feita pelo fundo americano Digital Colony, e será comandada por Marcos Peigo, sócio do fundo e ex-executivo do Uol.
O fundo Digital Colony
O fundo americano Digital Colony foi fundado em julho de 2019 após a união da Colony Capital, que trabalha com mercado imobiliário, com a Digital Bridge, que atuava com investimentos em infraestrutura de telecomunicação. A associação entre as duas empresas aconteceu em maio do ano passado, antes de firmarem um acordo oficial para atuarem juntas em investimentos ligados ao ambiente digital.
Veja também: CVC (CVCB3) estuda capitalização para fortalecer balanço
Vale destacar também que a Digital Colony, além da nova aquisição de uma operação da Uol, também é dona da Andean Partners e da Mexico Tower Partners.