UnitedHealthcare negocia venda de unidades de saúde no Nordeste
O grupo UnitedHealthcare, controlador da Amil, está negociando a venda de unidades de saúde, localizadas no Nordeste do Brasil, e também a carteira de planos individuais. A ideia do grupo é se desfazer desses ativos de uma só vez, de acordo com informações do jornal “Valor Econômico”.
De acordo com fontes consultadas pelo jornal, a Unimed Fortaleza chegou a fazer uma proposta pelo Hospital Monte Klinikum, situado no Ceará. Entretanto, as conversas não evoluíram pois a Unimed não tinha interesse na carteira individual da Amil.
A UnitedHealthcare contratou o BTG Pactual para atrair compradores para os seus ativos. A informação foi antecipada pelo colunista Lauro Jardim, de “O Globo”.
Veja também: Petrobras tem maior queda em valor de mercado em 30 anos; estatal perdeu R$ 91 bi
O dono da Amil também tem controle dos hospitais Santa Joana, em Recife (PE), e a Promater, em Natal (RN). No Nordeste, a Amil nunca conseguiu emplacar seus negócios. Dessa forma, há anos a empresa parou de focar nos investimentos relacionados a essa região do País.
O número total de usuários nos nove Estados do Nordeste, de 280 mil clientes, configura menos de 10% da base da Amil no Brasil. A operadora possui 3 milhões de usuários de convênios médicos no País.
Do total, cerca de 500 mil usuários são de planos individuais, uma das unidades de negócio que mais dão prejuízo à Amil. A maioria das operadoras não possuem interesse nesse tipo de serviço por conta do reajuste ser controlado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A venda de ativos por parte da UnitedHealthcare é uma estratégia do grupo para melhorar suas operações no Brasil. No acumulado de 2019, a Amil perdeu 480 mil clientes no País.