A UnitedHealth (UNHH34), dona da Amil, decidiu vender o controle da empresa de saúde e deixar a gestão do negócio. Segundo O Globo, a empresa norte-americana já teve conversas preliminares com concorrentes como Dasa (DASA3), Bradesco Saúde (BBDC4) e a SulAmérica (SULA11).
A ideia da UnitedHealth é seguir como sócia minoritária da Amil e garantir assento no conselho de administração.
O desinvestimento na Amil é um tema antigo na UnitedHealth, que já tentou diversas vezes reorganizar sua participação no setor de saúde brasileiro. No começo de dezembro, a Amil vendeu por R$ 3 bilhões a sua carteira de planos de saúde individuais com cerca de 370 mil beneficiários para a Fiord Capital, segundo informações publicadas inicialmente pelo Valor Econômico.
Segundo informações da Coluna do Broadcast, a Amil já sondava compradores, sendo que o nome da Fiord constava na lista junto com Nelson Tanure e a Dasa Diagnóstico, empresa de Pedro Bueno – filho do fundador da Amil. O negócio envolve ainda quatro hospitais da Amil situados em São Paulo e Curitiba, que foram escolhidos por serem os mais usados por esses beneficiários.
A venda da carteira e os cortes fazem parte de um plano de reestruturação na Amil, que começou no fim de 2020. No primeiro trimestre deste ano, a UHG dizia que havia dobrado a aposta no Brasil, para justificar uma suposta desistência de venda dos planos individuais, algo que já vinha sendo planejado havia algum tempo.
Notícias Relacionadas