Em fato relevante divulgado na noite deste sábado (10), a Unipar (UNIP6) anunciou que “tem evoluindo em tratativas” com a Novonor e com seus bancos credores sobre potencial operação que envolve o controle da Braskem (BRKM5).
A Unipar informou que, neste sábado, enviou uma proposta não vinculante à Novonor, que contempla o pagamento parcial dos bancos credores, assim como novas condições para o saldo da dívida remanescente, e a possibilidade de a Novonor seguir com uma participação minoritária indireta na Braskem.
Na atual estrutura pretendida para a operação, a Unipar alega que lançará uma oferta pública de aquisição das ações por alienação de controle da Braskem para a aquisição de ações ordinárias e preferenciais classe A e classe B de titularidade dos acionistas minoritários da Braskem, e também uma ‘tender offer’ para aquisição de até a totalidade dos papéis preferenciais classe A representadas por ADRs listadas na Bolsa de Valores de Nova York.
Unipar fará negociação com Petrobras (PETR4) em “momento adequado”
A Unipar também divulgou que, “no momento adequado”, realizará negociação com a Petrobras (PETR4) sua participação nos termos da operação, “de forma satisfatória, que, eventualmente, poderá incluir a renegociação do atual acordo de acionistas, dentre outros fatores “relevantes, para sua adequação à nova estrutura de capital da Braskem”.
Além disso, a Unipar alegou que a operação deverá conter condições normais nesse tipo de operação. Neste sentido, a empresa cita a negociação dos documentos vinculantes, realização de auditoria na Braskem, aprovação de autoridades competentes, aprovação de bancos credores, entre outras.
Adicionalmente, se ainda houver “alguma questão em aberto sobre o dano geológico em Alagoas”, a empresa informa esperar “haver a negociação final de uma solução”.
Segundo a Unipar, a operação faz parte de sua estratégia de aumentar sua participação no segmento petroquímico do Brasil, no qual planeja seguir “investindo e contribuindo para o desenvolvimento nacional”.