A Comissão Europeia, órgão da União Europeia, recomendou nesta quarta-feira, 21 de novembro, a abertura de um processo legal contra a Itália, com o argumento que o país violou as regras ficais da zona do euro em seu planejamento econômico para 2019.
A governança da União Europeia defendeu, principalmente, o aumento do déficit fiscal do PIB italiano de 1,8% este ano para 2,4% em 2019, para recomendar a abertura de processo.
A Comissão Europeia ainda fez questão de externar que as políticas da Itália representam um grave cenário de conformidade perante as regras da zona do euro.
A dívida italiana representa mais de 130% do país, montante que a coloca como a segunda maior da ZE, atrás apenas da Grécia.
Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia, comentou sobre: “O impacto deste orçamento no crescimento provavelmente será negativo em nossa visão. Ele não contém medidas significativas para impulsionar o crescimento potencial, e possivelmente acontecerá o oposto”.
Todavia, Dombrovskis também alertou que: “Com o que o governo italiano colocou sobre a mesa, vemos o risco de o país passar à instabilidade”.
Contudo o governo italiano respondeu que não tem pretensão de alterar seu plano orçamentário para 2019, e que acredita na melhora da economia com os maiores gatos na gestão pública. Medida tomada a despeito das indicações da União Europeia.
Notícias Relacionadas