Na quarta-feira (14), a Ultrapar (UGPA3) divulgou seu plano de investimentos para 2023, que totalizam R$ 2,1 bilhões, 31% maior em relação ao capex (Despesas de Capital ou Investimentos em Bens de Capitais) de 2022.
Os investimentos da Ultrapar são divididos, na maior parte, entre a Ipiranga, a Ultragaz e Ultracargo.
A Ipiranga receberá maior parte do capex da Ultrapar de 2023, em R$ 1,3 bilhão, sendo R$ 585 milhões alocados para investimentos de expansão e R$ 791 milhões para manutenção e outros investimentos, direcionados principalmente ao:
- embandeiramento de postos com maior galonagem; e
- à ampliação de capacidade e infraestrutura logística em bases já existentes.
Segundo a Ultrapar, a parcela de investimentos em expansão prioriza investimentos para a continuidade do crescimento dos negócios da companhia, por meio de aumentos de capacidade, otimização dos pontos de venda, e ganhos de eficiência e produtividade.
Na Ultragaz, que receberá R$ 428 milhões, os investimentos em expansão se concentram principalmente na:
- captura de novos clientes no segmento granel;
- revitalização e abertura de revendas; e
- projetos de otimização da infraestrutura de armazenagem e de diversificação energética.
Os investimentos da Ultracargo, de R$ 317 milhões, serão focados na:
- continuidade da expansão da área IQI13 no porto de Itaqui (concessão obtida em 2021);
- outorga do terminal de Vila do Conde (PA); e
- aquisição de terreno para construção de ramal ferroviário em Santos
Ultrapar: visão dos analistas
O Goldman Sachs permaneceu com recomendação de “compra” para as ações da Ultrapar, vendo a negociação em uma avaliação pouco exigente, com EV/EBITDA em 4,6x, juntamente com uma potencial melhoria das margens à frente.
“No entanto, observamos que o possível retorno dos impostos federais sobre combustíveis a partir de janeiro de 2023 pode representar um risco negativo para nossas estimativas para o ano”, ressaltam os analistas.
Para o BTG Pactual, a Ultrapar é uma “empresa em gradual transformação e demonstrou recentemente
o senso de urgência que as boas empresas têm quando estão sob pressão”. Os analistas ressaltaram as perspectivas para a distribuição de combustível nos próximos anos.
“O esforço para reacender o crescimento, algo que pedimos há anos, está um pouco presente no
novo plano de capex e damos boas-vindas a isso”, saúdam os analistas Thiago Duarte e Pedro Soares.
Entretanto, o BTG diz que a Ipiranga precisa cumprir suas promessas de recuperação de margem antes de “ficar mais animado e, por isso, prefere ‘jogar’ no setor por meio dos pares da Ultrapar.” A recomendação “neutra” para os papéis da Ultrapar, com preço-alvo de R$ 17.
O plano de capex da Ultrapar para 2023 veio 4% acima das projeções do BTG Pactual. Mas os analistas afirmam que investimentos bem maiores “ainda são bem-vindos, com foco em crescimento e ganhos de eficiência, e provavelmente significam retornos convincentes.”
Confira abaixo o capex de 2023 da Ultrapar versus as projeções do BTG:
O Bank of America (BofA) também tem posição neutra no ativo da Ultrapar e preço-alvo de R$ 17.
O banco continua a ver um sólido potencial de melhoria no principal negócio de distribuição de combustível. Gostariam, porém, “de ter mais confiança na sustentabilidade do forte desempenho da margem da Ultrapar e mais visibilidade sobre a estratégia de alocação de capital daqui para frente.”
Cotação
As ações da Ultrapar fecharam em queda de 2,75%, cotadas a R$ 11,99 nesta quinta-feira (15).