A receita da Uber (U1BE34) teve um crescimento de 83% no quarto trimestre de 2021 (4T21), tendo grande influência da recuperação em seus negócios de corridas e pela demanda contínua por entrega de alimentos, apesar da reabertura de restaurantes.
A Uber registrou receita de US$ 5,78 bilhões nos três meses encerrados em 31 de dezembro, superando a estimativa média de US$ 5,35 bilhões de analistas consultados pela FactSet.
Com o balanço da Uber, a companhia viu suas ações dispararem 4,8% no after hours da NYSE. Desde o início do ano, as ações da Uber caem 8,5%, acumulando desvalorização de 36% nos últimos 12 meses.
Suas corridas aumentaram 67% ano a ano, enquanto suas reservas de entrega de alimentos aumentaram 34% no mesmo período. A Uber encerrou o trimestre com 118 milhões de clientes ativos, um recorde para a empresa.
O trimestre marcou a segunda vez que a companhia divulgou lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) desde sua criação, há mais de uma década.
A empresa apontou essa métrica para sinalizar que suas operações estão caminhando para a lucratividade futura. O Ebitda ajustado da empresa foi de US$ 86 milhões superou a estimativa média dos analistas de US$ 67 milhões.
O Uber Eats, sua unidade de delivery, registrou seu primeiro lucro por essa medida no trimestre.
A empresa prevê que as corridas brutas para o primeiro trimestre de 2022 ficarão um pouco abaixo das estimativas dos analistas, ao mesmo tempo em que projeta uma faixa de ganhos ajustados abaixo do esperado, citando a variante Ômicron.
Os passageiros estão retornando ao Uber mais rápido do que os motoristas. A escassez de mão de obra empurrou os preços das corridas para todos os recordes no ano passado.
Uber tem menos viagens, mas prejuízo encolhe
O número de viagens realizadas na plataforma do Uber ficou abaixo das estimativas dos analistas, mas o Uber ainda superou a projeção de receita.
Youssef Squali, analista que cobre Uber e Lyft na Truist Securities, escreveu em uma nota aos clientes que esse resultado sugere que “a batida de primeira linha do Uber foi impulsionada pelo preço, e não pelo volume”.
Embora não tenha sido divulgado publicamente dados sobre preços, a empresa disse na quarta-feira que os tempos de espera estimados para os passageiros voltaram aos níveis pré-pandemia nos EUA.
A companhia anunciou que adicionou 325 mil motoristas e entregadores à sua plataforma no quarto trimestre, elevando o número total de ganhadores em sua plataforma para 4,4 milhões em todo o mundo. A receita anual da empresa em 2021 aumentou 57%.
A Uber reduziu seu prejuízo líquido para US$ 496 milhões de um prejuízo de US$ 6,77 bilhões em 2020.
Com informações do Estadão Conteúdo