O aplicativo de transporte Uber iniciou a oferecer um serviço de transporte de carga na Alemanha. A empresa norte-americana começa assim a competição com startups locais de tecnologia para conquistar uma fatia do mercado europeu de caminhões, que tem um valor de US$ 500 bilhões (cerca de R$ 2 trilhões).
A Alemanha será o segundo mercado europeu do aplicativo Uber Freight. Aplicativo já tinha iniciado sua operação na Holanda. A perspectiva é de uma maior expansão após o inicio das operações na maior economia da Europa. O serviço de transporte de carga já funciona nos Estados Unidos e conecta 48 estados gerando mais de US$ 125 milhões em receitas trimestrais.
O Uber já entrou em contato com as autoridades alemãs e a indústria local para obter apoio. A operação está sendo liderada pelo presidente-executivo da empresa, Dara Khosrowshawi.
A indústria alemã do transporte de cargas sobre rodas está precisando de novos funcionários. Segundo uma pesquisa realizada pelo Banco Mundial, dois terços dos motoristas alemães irão se aposentar na próxima década. Dessa forma será ameaçada a capacidade de operação de uma indústria que faz mais de 70% do transporte de carga do país.
Saiba mais: Uber faz aliança com BBVA e Mastercard para emitir cartões no México
Objetivos ambiciosos do Uber
O objetivo do aplicativo é competir com empresas locais que oferecem o mesmo serviço. Entre elas, a startup alemã Sennder, que já tem uma presença importante na Europa. a Sennder recebeu um investimento de US$ 70 milhões de dólares da empresa de private equity Lakestar. Além disso, outros investidores também investiram mais US$ 300 milhões na startup.
Saiba mais: Uber está concentrado na expansão global de suas operações
Segundo o diretor de expansão da Uber Freight na Europa, Daniel Buczkowski, a vantagem do aplicativo é em seu alcance mundial e em sua tecnologia já comprovada. “Como uma empresa global, temos a envergadura para inovar constantemente e criar novos produtos e recursos que suportem todo o mercado”, explicou o executivo.
O Uber Freight operará como intermediário em um mercado com uma estrutura de preços estabelecida. Essa é uma diferença significativa no tipo de operações do aplicativo, em relação ao Uber ou a seu serviço de entrega de alimentos Uber Eats.
Os ganhos para o Uber chegarão com a margem entre o preço pago pelo remetente e a quantia paga ao caminhoneiro. Dessa forma, serão esterilizadas possíveis reclamações feitas por muitos motoristas que alegam ter que trabalhar muitas horas para obter um retorno suficiente.