O Uber (NYSE: UBER) anunciou, no início desta semana, o lançamento da categoria Uber Flash, para o envio de objetos e artigos pessoais. A ferramenta, que funcionará entre 6h e 23h todos os dias, já está em funcionamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.
O Uber Flash, que já havia sido lançado em outros países com o nome de Uber Connect, inicialmente será temporário, e foi criado para apoiar os motoristas ligados à empresa em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A demanda por viagens no aplicativo, segundo a empresa, caiu 80% desde o início das medidas de distanciamento social para mitigar a disseminação do vírus.
Para utilizar a ferramenta, basta pedir uma viagem pelo apliativo utilizando a categoria “Uber Flash”. A empresa recomenda que o remetente, que será o responsável pelo pagamento, já deve estar com o pacote pronto, e deverá fornecer infomações ao motorista pelo chat, como o nome de quem irá receber a encomenda no endereço final. O custo será o mesmo de uma viagem no UberX.
De acordo com os critérios da empresa, será proibido o transporte de itens proibidos por lei, nem que ultrapassem R$ 500. O objeto enviado deve será de porte pequeno ou médio, “que possa ser acomodado com segurança no porta-malas do veículo”.
“O lançamento faz parte dos nossos esforços para acelerar o desenvolvimento de soluções que respondam aos impactos trazidos pela pandemia“, afirmou Claudia Woods, diretora da Uber no Brasil, em comunicado.
Caso ocorram danos ou extravios, a Uber disse que os itens enviados não possuem seguro e o aplicativo não será responsável por qualquer ressarcimento.
A startup aconselha que, por meio do aplicativo, seja compartilhado o trajeto em tempo real do motorista até o endereço de destino, entre o remetente e o destinatário. Caso o motorista precise retornar ao ponto de coleta por alguma razão, o preço da viagem será ajustado.
A nova ferramenta faz parte de uma série de medidas que a empresa vem tomando para amenizar o impacto do coronavírus em suas operações. O menor número de corridas durante os três primeiros meses deste ano fizeram com que a Uber fechasse o primeiro trimestre com um prejuízo de US$ 2,9 bilhões (R$ 17,16 bilhões).
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O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, disse no final de março que o balanço da empresa está saudável para superar a pandemia.
“Estamos bem posicionados para enfrentar isso. O balanço da Uber é incrivelmente forte, nós temos bastante liquidez em caixa, o que nos deixa bem posicionado para sair dessa crise forte e capaz”, afirmou o executivo numa teleconferência para investidores.
O Uber Eats apresentou uma alta de 11% em suas atividades durante os três primeiros meses de 2020. O Uber Flash tentará incrementar a resistência da empresa frente à pandemia.