Uber oferece contas bancárias a motoristas em parceria com a Digio, do Bradesco (BBDC4) e BB
A Uber (NYSE: UBER) passará a oferecer contas bancárias a seus motoristas. A novidade chegará aos cerca de 1 milhão de motoristas no Brasil através da parceria com a Digio, banco digital controlado pelo Bradesco (BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3). As informações foram reveladas inicialmente pela coluna Broadcast.
Com a conta bancária, os motoristas da Uber receberão os recursos logo após encerrarem as viagens no dia a dia. Hoje, os pagamentos são realizados mensalmente, sendo possível o recebimento de forma antecipadas mediante a uma solicitação no aplicativo.
Inicialmente, enquanto roda o período do testes do Uber Conta, como foi batizada a ferramenta, apenas poucos motoristas de São Paulo terão acesso à conta. Ao longo dos próximos meses, os demais usuários em todo o País serão convidados a aderir a novidade, que não será obrigatória. Segundo a empresa, a ideia é abrir a conta bancária a todos ainda no primeiro semestre.
Claudia Woods, diretora-geral da companhia no Brasil, afirma que a escolha da Digio passou pelo “processo bastante completo” da Uber, que também contou com outros bancos e fintechs. Em todo o momento, segundo ela, a companhia buscou uma parceira que pudesse proporcionar o pagamento instantâneo aos motoristas.
Uber entra na tendência de produtos financeiros
Com o negócio, a Uber é mais uma das empresas da “nova tecnologia” que possuem algum tipo de produto financeiro. Em 2020, a Rappi criou o RappiBank, com direito a cartão de crédito; assim como iFood, que também já possui uma conta digital para os restaurantes.
A Uber também dará um cartão físico pré-pago aos motoristas que aderirem ao serviço. Com o item, poderão fazer pagamentos, saques e transferências como com qualquer outro cartão. A companhia também proporciona um incentivo: quanto maior a avaliação do motorista no aplicativo, maiores serão os benefícios com o Uber Conta.
De acordo com o CEO do Digio, Carlos Giovane Neves, as conversas com a Uber sobre essa parceria começaram em outubro de 2020 e acredita que poderá chegar a 80% da base de motoristas e entregadores da empresa. Em setembro do ano passado, o banco já havia lançado uma linha de crédito para os motoristas da empresa.
Atualmente, o banco conta com 1,6 milhão de clientes. Com isso, 80% dos 1 milhão de clientes da Uber podem fazer com que o número de usuários aumente em 50% apenas com o Uber Conta. A ideia também é oferecer outros serviços financeiros, monetizando a operação.