A Uber (NYSE: UBER) anunciou nesta terça-feira (2) que acertou a aquisição do Drizly, serviço de entrega de bebidas alcoólicas, por US$ 1,1 bilhão. A ideia da companhia é integrar o aplicativo ao Uber Eats. A negociação será feita envolvendo ações e dinheiro.
Fundado em 2012, o Drizly se tornou líder do serviço de entrega de bebidas nos Estados Unidos, com a proposta de ser a “Amazon da cerveja”. Ele está disponível em mais de 1.400 cidades americanas e a ideia da Uber é que a aquisição leve os clientes que bebem a utilizarem, de forma integrada, o aplicativo de motoristas.
Espera-se que o negócio seja fechado já no primeiro semestre de 2021. A companhia pretende que 90% do valor seja acertado em ações ordinárias e o restante em dinheiro.
Uber vem focando em entrega de alimentos e produtos
Desde o inicio da pandemia, a Uber vem focando boa parte dos seus esforços no crescimento do seu serviço de entrega de comidas. Depois que as negociações para aquisição do GrubHib falharam, a empresa de transporte adquiriu o Postmates em julho passado.
A Uber se desfez, por isso, de alguns dos seus investimentos mais onerosos, como, por exemplo, o seu serviço de bicicletas e patinetes elétricos, a Jump. Em dezembro de 2020, a companhia vendeu também seu braço de desenvolvimento de carros autônomos para investir em uma startup do setor, transferindo a responsabilidade. O negócio de “taxis voadores”, a Elevate, também foi vendido.
As movimentações vêm no mesmo momento em que a Grab, aplicativo de transporte rival da companhia, se prepara para realizar uma abertura inicial de capital (IPO) nos Estados Unidos.
A concorrente da Uber é, no momento, uma das startups mais valiosas da Ásia e é avaliada em US$ 16 bilhões (cerca de R$ 80 bilhões). Seu IPO pode movimentar até US$ 2 bilhões, segundo comentários. A Grab também oferece serviços de entrega de alimentos e de transporte de passageiros.
Após o anúncio da aquisição, as ações da Uber sobem 7,77% às 13h20 na bolsa de Nova York.