O presidente Jair Bolsonaro divulgou no Twitter uma lista com 11 países que recorreram ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obtenção de recursos.
Além disso, o link publicado nesta sexta-feira (18) por Jair Bolsonaro, aponta as razões dos empréstimos.
Ainda vamos bem mais a fundo! BNDES divulga interessante link identificando os países que usaram os recursos financeiros do Brasil e os motivos dos empréstimos. Tire suas conclusões: https://t.co/kJKJXjenhI pic.twitter.com/HKaULyXHDG
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 18 de janeiro de 2019
Durante sua campanha eleitoral, o presidente afirmou que iria “abrir a caixa preta do BNDES e de outros órgãos”.
No entanto, no começo deste mês, Bolsonaro reafirmou que irá “revelar ao povo brasileiro o que foi feito com seu dinheiro nos últimos anos”.
Além disso, disse que faria a revisão de muitos contratos.
Contratos do BNDES
A página do banco de desenvolvimento apresenta os contratos detalhados dos países que requisitaram recursos.
De acordo com o banco, a responsabilidade de quitar o financiamento é da empresa importadora ou do país. Além disso, o BNDES afirma que o pagamento deve ser feito em dólar ou euro, e que haverá juros.
Desta forma, os contratos de financiamento de exportação envolvem três partes. Sendo elas:
- Empresa brasileira exportadora;
- Importador;
- BNDES.
Saiba mais: Bolsonaro recebe Macri para discutir sobre Venezuela e Mercosul
Lista BNDES
No entanto, a lista publicada pelo BNDES mostra contratos com os países:
- Angola
- Argentina
- Costa Rica
- Cuba
- Equador
- Gana
- Guatemala
- Honduras
- México
- Moçambique
- Paraguai
- Peru
- República Dominicana
- Venezuela
Empréstimos
De acordo com o BNDES, o órgão é responsável pelo financiamento de exportações de engenharia brasileira à obras no exterior a 21 anos.
Além disso, os recursos liberados pelo banco de desenvolvimento nessas transações, são sempre do brasil, em reais e para a empresa nacional que realiza exportação.
Bolsonaro e Venezuela
O presidente divulgou um vídeo na última quinta-feira (16) criticando o governo de Nicolás Maduro. Além disso, declarou que o Brasil tem sua parcela de responsabilidade em relação a situação da Venezuela.
Saiba mais: Itamaraty: governo da Venezuela é mecanismo do crime organizado
“Sabemos como esse desgoverno chegou ao poder, inclusive com a ajuda de presidentes que o Brasil já teve, como Lula e como Dilma. E isso nos torna responsáveis pela situação que vocês se encontram, em parte”, declarou Bolsonaro no vídeo.
Jair Bolsonaro ainda afirmou que continuará ajudando o país vizinho para que consigam se restabelecer. “Continuaremos fazendo todo o possível para restabelecer a ordem, a democracia e a liberdade. Acredito que a solução virá brevemente”.