O Governo turco anunciou nesta quinta-feira uma revisão de sua expectativa de crescimento econômico em 2018, que cai de 5,5% para 3,8%. A expectativa para a inflação, por sua vez, foi revisada para cima e prevê mais de 20% entre agora e o fim do ano.
O ministro das Finanças, Berat Albayrak, genro do presidente Recep Tayyip Erdogan, apresentou dados que mostrar um crescimento esperado da economia de apenas 2,3% no ano que vem e 3,5% em 2020, contra 5,5% ao ano da estimativa anterior.
A nova previsão coincide com a decisão da agência de classificação de risco Fitch de diminuir a nota de crédito do país por conta da crise econômica que ele vive no momento.
Já a inflação, que atingiu 17,9% em agosto na base comparativa anual, tem expectativa de chegar a 20,8% até o final do ano, segundo o governo da Turquia. Ano que vem, a previsão é de queda para 15,9% e 9,8% em 2020.
Albayrak prometeu austeridade, sobretudo em gastos infraestruturais. “Alguns dos projetos que ainda não foram licitados serão suspensos. Os megaprojetos de infraestrutura serão implementados com financiamento internacional”, afirmou o ministro. O Governo busca economizar cerca de 60 bilhões de liras no ano que vem com essas medidas.
As dificuldades econômicas pelas quais o país passa são causa e consequência da forte desvalorização da lira turca, que já perdeu 40% de seu valor desde janeiro.
Notícias Relacionadas