Tul: startup colombiana de US$ 800 milhões quer crescer no Brasil, diz site
A Tul é uma startup que nasceu há dois anos na Colômbia e hoje já vale cerca de US$ 800 milhões. A companhia atua como uma distribuidora digital de materiais de construção para pequenos lojistas e seu próximo passo é vir para o Brasil e ganhar o título de unicórnio, segundo o site Pipeline.
Recentemente, com um aporte liderado pela 8VC, a Tul embolsou US$ 181 milhões em uma rodada de investimentos série B. SoftBank, Lightrock, Tiger Global e Marathon Labs também investiram na Tul.
Fundada por Enrique Villamarin Lafaurie, a Tul já opera no México e Equador, além da Colômbia, seu país natal. Contudo, a empresa busca mais carimbos no passaporte e pretende chegar ao Brasil em março desse ano.
Além de um centro de distribuição em São Paulo, a startup deve contar com outros galpões próximos à capital paulista. Além disso, há planos para a Tul atuar no Rio de Janeiro e também em Belo Horizonte, de acordo com o Pipeline.
Bruno Raposo, executivo contratado para liderar a startup no Brasil, disse ao site que o país é a grande oportunidade da startup virar unicórnio.
Em São Paulo existem cerca de 15 mil lojas de material de construção, e Raposo salienta que “geralmente são lojas familiares”. Ele acrescenta: “Apesar de serem um grão muito pequeno para as indústrias, para o bairro onde eles operam são vitais.”
O modelo de negócios da Tul
A Tul completará dois anos em março de 2022 e atua como uma distribuidora digital de materiais de construção para pequenos lojistas.
Essas pequenas lojas de materiais de construção dependem de diversos distribuidores, e às vezes acabam tendo problemas com prazos e contratos de exclusividade.
Assim, a Tul desenvolveu um aplicativo, no qual os pequenos lojistas fazem seus pedidos em um só lugar (no aplicativo) e recebem no dia seguinte, sem precisar de um pedido mínimo. Para isso, a startup firmou acordo com fornecedores como a Gerdau (GGBR4), Bosch e Tigre.