Trump anuncia a aplicação de sanções “importantes” ao Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no último sábado (22), que vai aplicar novas sanções sobre o Irã a partir de segunda-feira (24).

“Vamos por sanções adicionais importantes sobre o Irã na segunda-feira (24)”, afirmou Trump. O presidente norte-americano ainda diz que a imposição das sanções vai fazer do Irã uma nação próspera e produtiva novamente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop.png

“Chamaremos de ‘Vamos fazer o Irã grande de novo”, disse o americano.

A afirmação foi feita pouco depois de declarar que os Estados Unidos e o Irã seriam melhores amigos, caso o país desistisse de suas armas nucleares.

EUA x Irã

As tensões foram iniciadas na última semana, quando dois navios petroleiros no golfo de Omã foram atacados. A partir disso os países passaram a se acusar sobre quem seria o mentor do ataque, que ainda não possui um culpado.

No entanto, a troca de farpas foi intensificada na última quinta-feira (20), quando o Irã derrubou um drone de espionagem dos Estados Unidos.

O abate foi feito próximo ao Estreito de Ormuz, uma passagem importante na rota de petroleiros que saem do Oriente Médio, mesmo local em que os navios foram atingidos na semana anterior.

Em resposta, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o ataque feito pelo Irã foi um grande erro.

Saiba mais: Trump cancelou ataque ao Irã após conselho de que não seria reeleito

Após sua resposta nas rede sociais ao ataque iraniano, o presidente americano, aprovou ataques militares ao Irã como retaliação ao abate do drone, mas acabou desistindo por conta da crescente nas tensões entre os dois países, segundo o “The New Yor Times”.

Em entrevista ao jornal, uma autoridade norte-americana afirmou que Trump havia aprovado os ataques a baterias de radar e mísseis, mas a operação que estava em estágio inicial foi cancelada. “Aviões no ar e navios estavam em posição, mas nenhum míssil foi disparado”.

Irã sobre possível ataque

No último sábado (22), o Irã afirmou que se os Estados Unidos atacar seu território terão consequências devastadoras. A ameça foi feita após o presidente Donald Trump pronunciar, na última sexta-feira (21), que desistiu do ataque militar para evitar o alto número de vítimas.

As consequências ditas pelo país do Oriente Médio são relacionadas a região de muito interesse do país norte-americano. “Atirar uma bala em direção ao Irã irá provocar a destruição dos interesses da América e de seus aliados na região”, disse o porta-voz das Forças Armadas iranianas, Abolfazl Shekarchi.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop-2.png

O ataque proposto pelo presidente americano seria uma retaliação pela derrubada de um drone de vigilância dos EUA no espaço aéreo sobre o Estreito de Ormuz. Mas Trump desistiu de ideia nos últimos minutos.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno