Trump: Reino Unido deve se preparar para sair da UE sem acordo
Neste domingo (2), o presidente americano Donald Trump aconselhou ao Reino Unido que deixe a União Europeia sem acordo, caso as negociações não atendam às expectativas.
Em entrevista ao jornal britânico “Sunday Times”, Trump disse que “se você não conseguir o acordo que você quer, eu sairia”. Além disso, na entrevista o presidente norte-americano fez referência ao montante que deverá ser pago pelo Reino Unido se por ventura se separar da União Europeia.
O valor estipulado pela separação poderá chegar a 45 bilhões de euros, de acordo com a última cotação, cerca de R$ 197 milhões. “Se eu fosse eles, não pagaria US$50 bilhões”, disse Trump.
Ademais, o presidente americano sugeriu que o vencedor das eleições europeias no Reino Unido e principal defensor do Brexit, Nigel Farage, suceda Theresa May à frente do governo britânico.
“Eu gosto muito de Nigel. Ele tem muito a oferecer”. Para Trump foi um “erro” não coloca-lo nas negociações de saída do Reino Unido. “Eu tenho muita estima por ele”, completa.
A declaração foi feita no mesmo dia em que o presidente visitará a família real da Grã-Bretanha, ou seja, neste domingo.
Destino: Reino Unido
Trump viajará neste domingo para o Reino Unido. A viagem terá duração de três dias e o presidente pisará em solos britânicos na segunda-feira (3). O presidente será recebido pela rainha Elizabeth II.
Conforme a agenda de Donald a viagem se inciará com uma cerimônia no Palácio de Buckingham, conseguinte almoço com a rainha, e mais tardar banquete oficial.
Saiba Mais: Premiê do Reino Unido, Theresa May anuncia renúncia ao cargo
“Acho que o presidente espera mais ansiosamente por suas interações com a família real”, diz o integrante do Centro de Estratégia e Estudos Internacionais (CSIS em inglês), Heather Conley.
As manifestações já estão marcadas para a próxima segunda, contra a visita de Donald Trump.