Trump promete tarifas sobre fármacos e ajuda às montadoras

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender sua política de tarifas durante coletiva nesta segunda-feira (14), prometendo sobretaxar o setor farmacêutico “muito em breve” e acenando com possibilidade de ajuda às montadoras de automóveis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Tarifas sobre fármacos virão em futuro. Companhias farmacêuticas estão em outros lugares, como China, não mais nos EUA. Não produzimos mais os nossos medicamentos”, disse, criticando a dependência internacional do país. Para Trump, “quanto maiores as tarifas, mais rápido as empresas vêm para cá”.

Ele usou como exemplo a Nvidia, fabricante de microchips que anunciou, pela primeira vez, a produção de supercomputadores de inteligência artificial (IA) inteiramente nos Estados Unidos. Segundo a empresa, o projeto será viabilizado em parceria com indústrias que vão construir fábricas no Arizona e no Texas.

“Os motores da infraestrutura de IA do mundo estão sendo construídos nos Estados Unidos pela primeira vez”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia. Embora a empresa não tenha citado diretamente a questão das tarifas, ela foi citada diretamente pelo presidente norte-americano. “A Nvidia anunciou investimentos nos EUA por conta das tarifas”, afirmou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/04/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Trump: “Tudo que preciso fazer é tarifar”

Ao lado do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, Donald Trump prometeu buscar saídas para aliviar os impactos das tarifas sobre a indústria automobilística. “Estou vendo uma maneira de ajudar montadoras de veículos”, afirmou. “As montadoras precisam de um pouco mais de tempo para se ajustar”, disse.

Ele sugeriu que as medidas podem incluir possíveis mudanças no acordo comercial USMCA, assinado com os vizinhos México e Canadá. Afirmou ainda que o país “está fazendo US$ 3 bilhões por dia” após as tarifas, sem explicar se o valor significa aumento de arrecadação com impostos de importação.

Ele também disse que “depois de Deus, amor e família, tarifa é a palavra mais bonita do dicionário”. E completou: “Tudo que preciso fazer, é tarifar.” Por mim, Trump declarou que a inflação nos Estados Unidos já está sob controle. “Já resolvemos o problema de inflação no país. Os números estão ótimos”, concluiu.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Investindo-no-exterior.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião