O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (09) que é possível chegar a um acordo com a China já nesta semana. Trump afirmou que o presidente chinês, Xi Jipinng, escreveu uma “linda carta” e que os dois devem ter uma conversa por telefone.
As declarações de Trump ocorreram horas antes de uma delegação chinesa desembarcar em Washington para tratar da próxima rodada de negociações comerciais. Se caso os Estados Unidos e a China não entrarem em um acordo, produtos chineses irão ter as tarifas elevadas de 10% para 25% já a partir de sexta-feira (10).
Saiba mais: Trump adia alta de tarifas sobre a China e dá respiro à guerra comercial
Na última quarta-feira (08), Trump declarou em comício na Flórida que a China “quebrou o acordo” nas negociações comerciais. “Eles quebraram o acordo”, sustentou. “Eles não podem fazer isso. Por isso, eles vão pagar”, disse
Por outro lado, o governo chinês reagiu, dizendo que está preparado para revidar a qualquer momento a elevação nas tarifas por parte dos Estados Unidos.
Meio termo
Mais cedo, a China pediu para os Estados Unidos para encontrarem um “meio-termo” com o objetivo de chegar a um acordo e encerrar a guerra comercial entre os dos países.
“O lado norte-americano deu muitos rótulos recentemente, ‘retrocesso’, ‘traição’ etc . A China dá grande importância à confiabilidade e mantém suas promessas, e isso nunca mudou”, disse o porta-voz do Ministério do Comércio chinês, Gao Feng, a repórteres em Pequim.
Saiba mais: Guerra comercial EUA-China traz US$ 10 bi ao Brasil, diz estudo da ONU
Especialistas alertam que uma prolongada elevação de tarifas entre as duas maiores economias do mundo, trará impactos negativos para o crescimento global. Nessa semana, bolsas do mundo inteiro registraram queda por conta do receio de uma possível guerra comercial mais acentuada.
“Esperamos que os EUA possam encontrar um meio-termo com a China, cuidar das preocupações uns dos outros e resolver os problemas existentes por meio de cooperação e consultas”, completou Gao.
Trump
Ainda nesta quinta-feira, o presidente americano disse que possui uma alternativa “excelente” ao acordo com a China. Perguntado se os dois países irão encontrar uma solução para o entrave, Trump respondeu “veremos” e logo em seguida disse: “mas nossa alternativa é excelente”.
Saiba mais: China deve mudar quase todos os pontos de acordo com os Estados Unidos
Na fala, o Trump não deixa claro se a alternativa será o aumento das taxas ou uma contraproposta americana na rodada de negociações. De acordo com o presidente americano, as negociações serão retomadas a partir das 18h.
Notícias Relacionadas