Trump oferece ajuda a Bolsonaro para combater queimadas na Amazônia
Nesta sexta-feira (23), o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou através de sua conta no Twitter, que ofereceu ajuda ao presidente Jair Bolsonaro no combate das queimadas na Amazônia.
Just spoke with President @JairBolsonaro of Brazil. Our future prospects are very exciting and our relationship is strong, perhaps stronger than ever before. I told him if the United States can help with the Amazon Rainforest fires, we stand ready to assist!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 23, 2019
“Acabei de falar com o presidente Jair Bolsonaro, do Brasil. Nossas expectativas de comércio são muito empolgantes e nosso relacionamento está forte, talvez mais forte do que nunca. Eu disse a ele que se os Estados Unidos puderem ajudar com as queimadas na Floresta Amazônica, nós estaremos prontos para ajudar!”, disse o presidente dos EUA.
Possível ajuda prática de Israel e EUA
O jornal “Folha de S. Paulo” publicou nesta sexta-feira que o governo de Jair Bolsonaro estaria conversando com os EUA e Israel sobre a possibilidade dos países ajudarem no combate aos incêndios na região Amazônica.
O general Luiz Ramos, ministro-chefe da Secretaria do Governo, declarou através de suas redes a ajuda prática de outros países ao invés de apenas discursos.
Leia mais: França se opõe ao acordo entre UE e devido as queimadas na Amazônia
A Amazônia brasileira é de responsabilidade do Brasil e do seu povo!! Não precisamos de discursos, de cunho intervencionista e sim de atitudes práticas de países que querem ajudar!! O recente exemplo de Israel em Brumadinho, diz muito mais do que palavras sem efeito prático!!”, afirmou Ramos.
Segundo a “Folha”, o possível engajamento dos países no combate às queimadas e no monitoramento de áreas de risco iriam fortalecer o discurso do governo Bolsonaro de que as queimadas na Amazônia seriam fenômenos naturais recorrentes na época do ano, ao invés de ser uma suposta falha na política ambiental do governo.