Trump afirma que não há acordo para suspender sanções contra o Irã
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou em seu Twitter que não há qualquer acordo que suspenda as sanções impostas ao Irã.
O pronunciamento do presidente Trump faz referência as declarações do presidente iraniano, Hassan Rouhani, de que líderes da França e de outros países europeus haviam lhe dito que o governo americano estaria disposto a retirar as sanções em troca de negociações.
No entanto, durante o evento da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, Rouhani negou se encontrar com Trump. O presidente iraniano afirmou que enquanto houver sanções impostas, ele não se encontrará com o mandatário dos Estados Unidos.
Como resposta, o presidente Trump afirmou que não retiraria as sanções apenas para realizar uma reunião.
“O Irã queria que eu suspendesse as sanções impostas ao país para realizar a reunião. Eu, obviamente, disse não!”, escreveu o presidente americano.
Trump x Irã
No dia 20 de junho, o Irã derrubou um drone de vigilância dos EUA. Tanto autoridades americanas quanto iranianas confirmaram a derrubada. No entanto, o país do Oriente Médio afirmou que a aeronave havia violado o espaço aéreo iraniano. Por sua vez, os EUA afirmam que não violou.
Dessa forma, o presidente americano havia aprovado ataques militares contra o Irã. Desse modo, o ataque seria uma retaliação pela derrubada. No entanto, minutos antes Trump desistiu afirmando que as consequências seriam “desproporcionais”.
Entretanto, na mesma quinta-feira, os EUA atacaram ciberneticamente o Irã, desligando os computadores responsáveis por lançamento de mísseis e foguetes.
Sanções econômicas
Na dia 17 de junho, foi imposta novas sanções ao Irã. Dessa forma, o presidente disse que “sanções impostas por meio de ordem executiva vão negar ao líder do supremo e ao escritório do líder do supremo, e àqueles intimamente ligados a ele e ao escritório, o acesso a recursos financeiros essenciais e apoio. O Irã nunca poderá ter uma arma nuclear“.
Confira Também: Irã está disposto a negociar com os EUA desde que retirem as sanções
“Impor sanções inúteis ao líder do supremo do Irã e ao chefe da diplomacia iraniana é fechar permanente o caminho da diplomacia. O governo desesperado de Trump está destruindo os mecanismos internacionais para a manutenção da paz e segurança“, disse o porta-voz do Irã em resposta aos EUA.