O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump informou nessa quinta-feira (16) através de uma reunião por telefone, que se os governadores quiserem, podem reabrir a economia do país no dia 1 de maio.
Trump também anunciou um plano não obrigatório, de três etapas para a reabertura do comércio. Em uma coletiva de imprensa disse: “precisamos ter uma economia funcionando. E nós queremos recuperá-la, muito, muito rapidamente. E é isso que vai acontecer”.
O presidente ainda afirmou “os Estados Unidos querem ser abertos e os americanos querem reabrir”. “Pegamos a maior economia da história do mundo e a fechamos para vencer esta guerra. E estamos no processo de vencer agora”.
O plano foi apresentado aos governadores dos Estados Unidos através de um documento chamado “Abrindo a América Novamente“, e indica que como condição para que os estados reabram a economia, devem apresentar uma redução no número de casos de coronavírus (covid-19) e doenças semelhantes à gripe, duas semanas antes de iniciar o processo de três fases.
Além disso, antes de passarem de uma fase pra outra, os estados devem, durante mais duas semanas, demonstrar o declínio no numero de casos. Entretanto, ocorrendo um aumento, os governadores deverão adotar novamente medidas de restrições.
Fases do plano de Trump
Na primeira fase, locais de cultos e algumas empresas tem permissão para retomar as atividades desde que sigam os rigorosos protocolos físicos de distanciamento e saneamento. Dentre as empresas que poderão reabrir estão:
- Academias;
- Restaurantes;
- Cinemas.
Se após passadas duas semanas sem que constatado um aumento nos casos, os estados poderão seguir para a segunda fase. Nessa etapa as atividades escolares poderão ser retomadas bem como cirurgias eletivas. Entretanto, nas duas primeiras partes do processo, idosos e pessoas do grupo de risco devem permanecer em isolamento.
Saiba mais: Donald Trump mandará suspender envio de verbas à OMS
Em relação a última etapa, os protocolos físicos são mais brandos, e as visitas as inalações de atendimento a idosos poderão ser retomadas.
No último dia 29, Trump havia decretado que o isolamento social seria até o dia 30 de abril.
Notícias Relacionadas