O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou reunião com presidente da Rússia, Vladimir Putin. O encontro seria na cúpula do G-20, que acontecerá em Buenos Aires, Argentina, a partir de sexta-feira (30).
Donald Trump escreveu em sua conta no Twitter que o cancelamento com Vladimir Putin acontece em razão do aumento de tensão entre a Rússia e a Ucrânia.
Saiba mais: Merkel se reunirá com Putin, Trump e Macri no G20
Entenda o caso
No último domingo, um incidente entre a Guarda Costeira da Rússia e navios ucranianos aconteceu no Mar Negro. Duas embarcações que tentavam entrar no estreito de Kerch para chegar ao Mar de Azov foram detidas pelos militares russos, que rebocaram os navios.
Além disso, cerca de 20 marinheiros ucranianos foram capturados e levados a bordo dos navios russos.
A Ucrânia julga a atuação russa como agressão, e exige o retorno de seus marinheiros e das embarcações. Em contrapartida, a Rússia classifica o incidente como uma provocação ucraniana.
Além disso, Vladimir Putin afirma que a Guarda Costeira russa apenas cumpriu seu dever.
Desde 2014, quando a Crimeia foi anexada a Rússia, o país reivindica o controle do estreito de Kerch. Essa rota marítima é crucial para exportações de cereais e aço no leste ucraniano.
O presidente norte-americano Donald Trump estaria aguardando o fim das tensões para se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin.
Notícias Relacionadas