A Trisul (TRIS3) registrou vendas líquidas de R$ 342 milhões no quarto trimestre de 2023, uma alta de 40,5% em relação ao mesmo período de 2022, de acordo com a prévia operacional divulgada nesta quinta-feira (18).
O Valor Geral de Vendas (VGV) dos lançamentos da Trisul, no entanto, caíram 32% no último trimestre de 2023, a R$ 420,26 milhões. Esse movimentado pode ser explicado pelo ano complicado economicamente, já que a renda da população ficou mais apertada, em função dos juros de dois dígitos.
No quarto trimestre do ano passado, a empresa lançou dois empreendimentos, sendo que no mesmo intervalo de 2022 haviam sido três. No período, o número de unidades vendidas pela Trisul foi de 563, uma alta de 31,2% na base anual.
Com isso, a velocidade de vendas (VSO) da Trisul, que tem por objetivo medir a oferta imobiliária, foi de 13,3% no quarto trimestre do ano passado, uma elevação de 4 pontos percentuais (p.p) na comparação anual, considerando a participação Trisul em cada projeto.
Esse resultado foi totalmente refletido nos distratos da construtora, uma métrica importante para entender os rumos dos negócios. No trimestre, houve uma retração de 25,5% em relação mesmo intervalo de 2022, para R$ 22,72 milhões.
O 2023 da Trisul
Em 2023, as vendas líquidas da Trisul atingiram R$ 1,28 bilhão, um aumento de 81,4% em relação ao que foi visto em 2022. As vendas de lançamentos, por sua vez, caíram 1,7%, para R$ 982,83 milhões, enquanto o número total de unidades lançadas somou 1,95 mil, uma alta de 57,6% na comparação anual.
A Trisul apresentou VSO de 35,5% no ano passado, uma elevação de 13 p.p ante 2022. Outra boa notícia em 2023 foram os distratos, que caíram 19,2%, a R$ 90,82 milhões. Ao final do período, a companhia tinha R$ 4,6 bilhões em banco de terrenos.